Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

China define cota de importação de 1,945 milhão de toneladas em 2012

Ministério informou que 70% da cota de importação será destinada a companhias estataisA China estabeleceu para o ano que vem uma cota tarifária de importação de 1,945 milhão de toneladas, a mesma desde 2004, de acordo com o Ministério do Comércio. A quantidade é menor do que muitos traders esperavam, pois gostariam de ver uma cota maior para acomodar a forte demanda doméstica e usufruir de elevada margem de lucro. O ministério afirmou em seu website que 70% da cota de importação será destinada a companhias estatais.

A cota equilibra a demanda doméstica de açúcar na China e o interesse de produtores de cana-de-açúcar do país, já que mais importações pressionarão os preços internos, explicou a analista Pan Ying, da China Futures.

? A cota é razoável. Os interesses dos produtores estão protegidos e a oferta doméstica está segura ? disse.

A produção de açúcar da China caiu pelo quarto ano comercial consecutivo em 2010/11 (de 1º de outubro a 30 de setembro), para 10,45 milhões de toneladas, por causa da baixa renda na produção de cana-de-açúcar, enquanto as importações aumentaram bastante a partir de 2008, alcançando 1,77 milhão de toneladas em 2010.

Mas o consumo deve permanecer estável na China em 2012, totalizando 13 a 13,5 milhões de toneladas, já que alguns consumidores estão buscando adoçantes de milho para substituir pelo açúcar, segundo Pan.

? Nos próximos anos, não acho que haverá uma grande mudança na cota de importação de açúcar ? declarou o secretário-geral da Associação de Açúcar da China, Yan Weimin.

A China pode ter consumido todas as 1,945 milhão de toneladas de sua cota de importação neste ano. Dentro da cota, a tarifa de importação é de 15%. Fora da cota, aumenta para 50% a 125%. Um trader de Xangai, que busca vender 100 mil toneladas de açúcar das Filipinas à China, afirmou que é difícil obter cota de importação, pois a competição é acirrada.

Sair da versão mobile