A China espera alcançar relações sem conflitos e de respeito mútuo com os Estados Unidos, afirmou o ministro de Relações Exteriores chinês, Wang Yi, em meio à escalada das tensões entre os dois países.
“A China ainda espera alcançar nenhum conflito, nenhum confronto, respeito mútuo e cooperação ganha-ganha com os Estados Unidos. Mas defenderemos firmemente a soberania e a dignidade nacional”, disse Wang, em videoconferência com o ministro de Relações Exteriores alemão, Heiko Mass.
“A China não dançará ao som da música dos Estados Unidos, nem permitirá que os Estados Unidos façam o que querem”, segundo o ministro chinês. “As dificuldades atuais são criadas pelo lado dos Estados Unidos, que tem o objetivo de atrapalhar o desenvolvimento da China”, acrescentou.
Mais cedo, o Ministério de Relações Exteriores chinês anunciou o fim da licença para as operações do consulado dos Estados Unidos na cidade de Chengdu, como retaliação à decisão de norte-americana de encerrar abruptamente a missão chinesa em Houston.
Os Estados Unidos justificaram a decisão alegando uma necessidade de proteger a propriedade intelectual norte-americana e dados privados. O secretário de Estado Norte-americano, Mike Pompeo, disse ontem que o consulado chinês era um hub de espionagem.