China investiga Danone e Mengniu por suspeitas de adulterar produtos lácteos

Produtos proibidos estariam sendo acrescentados ao leiteO governo chinês anunciou nesta quarta, dia 11, uma investigação sobre as fabricantes de laticínios Dumex, subsidiária da francesa Danone; e Mengniu, a principal marca do país, por suspeita de que seus produtos contenham melamina ou outros aditivos tóxicos.

“Atualmente, o Estado realiza uma limpeza no uso de aditivos” ? declarou a Administração Estatal de e Supervisão da Qualidade (Aqsiq) em seu site, ao anunciar o caso da Mengniu, que já perdeu US$ 130 milhões pelo escândalo da melamina.

O aditivo que se investiga agora é uma proteína de leite conhecida como OMP, devido à sua sigla em inglês (Osteoblast Milk Protein). A Mengniu declarou à imprensa que os inspetores de qualidade de sua região, Mongólia Interior, no norte da China, asseguram que o produto é inócuo.

Ao mesmo tempo, o órgão abriu uma investigação sobre a Dumex, subsidiária de leite em pó da Danone em Xangai, após a suspeita de que ela tenha produzido leite contaminado com melamina, antes de 14 de setembro do ano passado, quando explodiu o escândalo do leite. A investigação começou após a imprensa estrangeira denunciar que 48 crianças sofreram doenças renais “recentemente” após ingerir produtos da Dumex.

No ano passado, a intoxicação por melamina ? um produto químico utilizado na fabricação de plásticos ? matou seis bebês e deixou cerca de 300 mil doentes, em um escândalo que envolveu 22 empresas de laticínios que operam na China.