Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

China é o principal destino da soja plantada na Amazônia

Segundo o coordenador de sustentabilidade e meio ambiente da Abiove, país não faz exigências, mas também não concede garantiasO principal destino da soja que é plantada fora do acordo que prevê a moratória da soja é a China, segundo o coordenador de sustentabilidade e meio ambiente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Bernardo Pires. Ele falou nesta quinta, dia 13, durante uma coletiva de imprensa sobre os números da Moratória da Soja, programa instituído há cinco anos e que conta com a participação de agricultores, empresas, governo e sociedade civil.

? A China é um país que não faz exigências, mas também não concede garantias ? afirmou.

Pires salientou que a venda do produto para a China obtém menor retorno financeiro para o produtor. Quem está fora do programa, de acordo com Pires, não pode vender soja para as empresas participantes e também não recebe financiamento para o cultivo da oleaginosa. O coordenador disse que a Abiove e a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) congregam 90% da indústria brasileira. Das grandes companhias, uma que não faz parte da Moratória da Soja é a Caramuru.

? Nos últimos três anos, de 300 casos analisados, apenas dois ou três não cumpriram o trato, conforme foi constatado após auditoria, e a soja acabou sendo devolvida ? explicou.

Os 11.698 hectares desflorestados no bioma Amazônia dos Estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia no último ano agrícola representam, de acordo com Pires, 130 produtores e 0,3% do desmatamento total da Amazônia.

Área plantada com soja na Amazônia quase dobra na safra 2010/2011

Praticamente dobrou a área plantada com soja no bioma Amazônia dos Estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia no último ano agrícola, segundo representantes da Moratória da Soja. O programa foi instituído em julho de 2006. Da safra passada para o ciclo 2010/2011, a área com soja na região passou de 6.295 hectares para 11.698 hectares. No período, a área monitorada se ampliou de 302.149 hectares para 375.500 hectares.
 
O grupo de Trabalho da Soja (GTS) é formado por empresas associadas da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Ministério do Meio Ambiente, Banco do Brasil e organizações da sociedade civil, como Conservação Internacional, Greenpeace, IPAM, TNC e WWF-Brasil.

Sair da versão mobile