China quer equilibrar comércio agrícola com Japão e Coreia do Sul

País pretende evitar preços altos em produtos agrícolas nos mercados externosA China quer tentar equilibrar a balança comercial do setor agrícola com o Japão e a Coreia do Sul, informou o jornal oficial China Daily na última semana. O país pretende evitar preços altos em produtos agrícolas nos mercados japonês e sul-coreano depois que os três países assinarem um acordo de livre comércio multilateral, disse o jornal, citando Sun Yuanjiang, vice-diretor-geral do Departamento Internacional do Ministério do Comércio. Ele não deu mais detalhes sobre o assunto.

A China, o Japão e a Coreia do Sul concordaram no domingo, durante cúpula realizada em Pequim, em começar discussões para chegar a um acordo de livre comércio este ano. Sun, o negociador-chefe da China para essas conversas, disse que o Japão e a Coreia do Sul oferecem proteção em excesso para as indústrias agrícolas nacionais. Segundo ele, disputas comerciais sobre produtos do setor representam uma barreira contra a obtenção de um acordo.

O valor das exportações agrícolas chinesas para o Japão totalizou US$ 10,99 bilhões no ano passado. Já as vendas chinesas para a Coreia do Sul somaram US$ 4,17 bilhões, um aumento de 18,3%, de acordo com o China Daily. As vendas de produtos agrícolas para o Japão e a Coreia do Sul representaram 25,2% do total exportado pela China em 2011.

A China, o Japão e a Coreia do Sul vão impulsionar o comércio de produtos agrícolas e grãos e reforçar a cooperação na troca de informações sobre desastres naturais e doenças animais dentro de um acordo de cooperação separado, conforme uma declaração separada, publicada no site do governo central chinês. As informações são da Dow Jones.

Agência Estado