Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

China quer equilibrar comércio agrícola com Japão e Coreia do Sul

País pretende evitar preços altos em produtos agrícolas nos mercados externosA China quer tentar equilibrar a balança comercial do setor agrícola com o Japão e a Coreia do Sul, informou o jornal oficial China Daily na última semana. O país pretende evitar preços altos em produtos agrícolas nos mercados japonês e sul-coreano depois que os três países assinarem um acordo de livre comércio multilateral, disse o jornal, citando Sun Yuanjiang, vice-diretor-geral do Departamento Internacional do Ministério do Comércio. Ele não deu mais detalhes sobre o assunto.

A China, o Japão e a Coreia do Sul concordaram no domingo, durante cúpula realizada em Pequim, em começar discussões para chegar a um acordo de livre comércio este ano. Sun, o negociador-chefe da China para essas conversas, disse que o Japão e a Coreia do Sul oferecem proteção em excesso para as indústrias agrícolas nacionais. Segundo ele, disputas comerciais sobre produtos do setor representam uma barreira contra a obtenção de um acordo.

O valor das exportações agrícolas chinesas para o Japão totalizou US$ 10,99 bilhões no ano passado. Já as vendas chinesas para a Coreia do Sul somaram US$ 4,17 bilhões, um aumento de 18,3%, de acordo com o China Daily. As vendas de produtos agrícolas para o Japão e a Coreia do Sul representaram 25,2% do total exportado pela China em 2011.

A China, o Japão e a Coreia do Sul vão impulsionar o comércio de produtos agrícolas e grãos e reforçar a cooperação na troca de informações sobre desastres naturais e doenças animais dentro de um acordo de cooperação separado, conforme uma declaração separada, publicada no site do governo central chinês. As informações são da Dow Jones.

Agência Estado
Sair da versão mobile