Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chove em todas as regiões produtoras de soja nos próximos dias

Bloqueio atmosférico que mantinha o tempo seco no Centro-Oeste se rompeu, a previsão é de pancadas durante o final de semana

Áreas de instabilidade cobrem o centro e norte do Brasil e trazem chuva nesse fim de semana. As regiões Sudeste e Centro-Oeste, bem como parte do Nordeste, têm pancadas de chuva entre hoje, dia 24 e segunda, dia 27. Mais ao sul, tempo aberto no Rio Grande do Sul e chuvas isoladas entre o Paraná e Mato Grosso do Sul.

O bloqueio atmosférico, que mantinha o tempo seco no Sudeste e Centro-Oeste, se rompeu. Por isso, há previsão de chuvas para essa semana em todas as regiões produtoras do Brasil. No início de semana ainda serão chuvas irregulares, mas elas se normalizam entre quinta, dia 30 e sexta, dia 31.

Já na semana que vem novos episódios de chuvas são previstos, desta vez regulares e em bons volumes. O regime chuvoso realmente irá se instalar em todo o Brasil. Proporcionando boas condições ao plantio, desenvolvimento e condução das lavouras de soja.

Chuvas voltaram para ficar na região central do país

Por causa da previsão de chuvas para o último fim de semana, muitos produtores de soja do Centro-Oeste apostaram no plantio no pó e com isso, o percentual de área plantada se elevou em várias regiões de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Até em São Paulo e Minas Gerais houve plantio na semana passada.

Mesmo assim, os percentuais de área plantada estão muito abaixo dos valores registrados no mesmo período do ano passado.

Com a ocorrência de chuvas previstas, as lavouras de soja, que estavam sendo prejudicadas pelo forte calor e baixa umidade do solo, se recuperaram. As condições ao desenvolvimento das lavouras melhoraram muito devido a essas chuvas. Mas ainda falta umidade no solo para que as condições se estabeleçam completamente.

O resultado dessa estiagem e do forte calor é um alto percentual de replantio em todos os Estados. Ainda não há um número exato, mas é fato que será bem maior do que anos anteriores.

O plantio se intensificará essa semana, até porque há previsão de mais chuvas para as regiões produtoras de soja do Brasil.

 

SOMAR METEOROLOGIA

Sair da versão mobile