Por enquanto, não há um número exato de brasileiros que poderiam estar no grupo de turistas. Porém, cálculos iniciais indicam que seriam entre 100 e 120 pessoas. A região de Cuzco é bastante visitada pelos admiradores da cultura inca.
Uma das alternativas do Ministério do Comércio e Turismo é remover os turistas que estão na região utilizando helicópteros ? considerado o único meio possível. Os turistas serão levados para a cidade de Ollantaytambo. O objetivo é utilizar seis helicópteros policiais e militares. As crianças e idosos terão prioridade de embarque.
Desde sábado, dia 23, o acesso a Machu Picchu – principal destino turístico do Peru – está bloqueado. Os voos comerciais entre Lima e Cuzco também foram cancelados. Centenas de caminhões e ônibus ficaram parados em duas das principais estradas da região.
Nos últimos três dias, as chuvas que transbordaram os rios Vilcanota e Rio Blanco provocaram duas mortes, causaram inundações em cerca de 50 casas da região e destruíram centenas de hectares de plantações de milho. As ruínas de diversos sítios arqueológicos já sofreram danos, mas o governo do Peru ainda não detalhou as perdas.