Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chuva causa prejuízos para produtores do interior de São Paulo

Novo sistema de cultivo é alternativa para amenizar as perdasO clima continua causando prejuízos no interior de São Paulo. Em Bragança Paulista, o produtor rural Hélio Junior Lustosa precisou mudar o sistema de cultivo para amenizar as perdas. Há pouco mais de um ano, o agricultor já tinha perdido quase toda plantação de milho atingida pela chuva e pelo vento.

— Nós pegamos 10, 15 dias de chuva. Mesmo com sistema de estufa nós tivemos uma perda muito grande. Uma chuva de pedra, no começo de dezembro, que pegou o alface e o pimentão. Pegamos também uma bactéria que, pela umidade, está acabando com as estufas — afirma o produtor.

A bactéria não foi controlada e as perdas nas 10 estufas que cultivam tomates chegaram a 70%.

— A gente nem fez o cálculo ainda (do prejuízo), mas, em produção, não conseguimos nem fornecer quem tava fornecendo agora nesta época de chuva.

Para recuperar o que se perdeu na produção de tomates, o produtor teve que mexer no bolso. A bactéria permanece no solo e para recuperar tudo que foi perdido na plantação o produtor vai precisar mudar todo sistema de cultivo. Em vez de replantar direto no solo, ele está utilizando vasos que protegem a planta. Lustosa vai recuperar a produção pagando um preço alto.

— Esse novo sistema de cultivo é mais caro. É 60% a mais para reverter. Temos que torcer hoje muito pelo tempo. Aqui chove todo dia e a gente não consegue (produzir) fora de estufa. Tem que parar de chover — explica o produtor.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile