Chuva compromete produtividade da soja na Bahia

Produtor de São Desidério relata que, pelo menos, metade de sua lavoura está comprometidaNo município de São Desidério, na Bahia, as chuvas não deram trégua durante duas semanas. Os produtores que estão colhendo soja já registram prejuízos.

Fonte: Carlos Burin/Arquivo Pessoal

É o caso do agricultor Carlos Burin, que enviou informações sobre a situação para o whatsapp do Canal Rural nesta semana. No mapa de chuvas da Fazenda Assahi, dele e de Fernando Burin, chove sem parar desde o dia 15 de abril.

– Já faz 15 dias que não consigo colher. As perdas são grandes já – conta o produtor.

Burin plantou nesta safra cinco mil hectares de soja e 500 de milho. Esperava colher uma média de 58 a 60 sacas por hectare. Mas, primeiro por conta da seca, e agora com excesso de chuva, ele acredita que deva colher no máximo 48 sacas por hectare. 

– Isso se conseguir colher os 2.500 hectares que já estão com perdas elevadas.

Nas lavouras de algodão vizinhas, as chuvas estão apodrecendo as maçãs do baixeiro. No município de São Desidério há cerca de 230 produtores de soja, milho e algodão.

No mês de abril choveu o dobro do previsto para esta região. Mas a previsão é de que nos próximos dias a chuva deve diminuir na região, favorecendo o final da colheita. Mas ainda há forte preocupação sobre as doenças do algodão, provocadas pelo excesso de água.

Fale conosco

Envie sua história para o Canal Rural através do nosso Whatsapp (11) 98524-0073, ou através do Fale Conosco do site e da nossa fanpage.

Apuração de Gisele Neuls e Queli Ávila