Agronegócio

Chuva continua no extremo Norte do Brasil ao longo de agosto

No interior do País, tempo seco e temperatura cada vez mais alta, chegando perto de 40ºC, aumenta o risco de queimadas

A chuva continua no extremo Norte do país, na costa do Nordeste e com uma área de baixa pressão que se formou na altura do Rio Grande do Sul e avançou para a altura do Sudeste, de acordo com as previsões da Somar.

Para esta quarta, 4, a previsão é de chuva fraca ao longo do litoral paulista, também ao longo da faixa leste do País, entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo. Também deve continuar chovendo na faixa leste do Nordeste, com benefício às áreas produtoras de cana-de-açúcar, e também no extremo Norte do país.

Nas outras áreas do Brasil, a tendência é que não chova nos próximos dias. As chuvas devem permanecer no extremo Norte, ao longo da costa do Nordeste e, com menor intensidade, entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Com o tempo seco e a temperatura cada vez mais alta, chegando perto de 40ºC no interior do Brasil, o risco de queimadas no interior do país está alto — no Centro-oeste, no interior do Nordeste e toda a faixa entre o Tocantins e o Acre.

Esse quadro não deve mudar tão cedo, segundo os meteorologistas. Entre 9 e 13 de agosto, a chuva continua no extremo Norte do Brasil, ao longo da costa do Nordeste e aos pouquinhos volta a chover no Sul, mas com chuvas isoladas, de pouco alcance.

Um pouco mais adiante, do dia 14 ao 18, a chuva avança pela região Sul, depois fica costeira na região Sudeste. Nesse período, deve c0ntinua a chover na faixa leste do Nordeste e ao Norte do Brasil, enquanto o centro do país vai seguir com tempo firme.