O QUE VEM POR AÍ

Chuva ou sol? Confira como fica o tempo nas lavouras de soja

A previsão do tempo aponta desafios para algumas regiões produtoras de soja, com necessidade urgente de chuvas no sul de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo

Imagem de Enrique por Pixabay
Imagem de Enrique por Pixabay

A previsão do tempo para as áreas produtoras de soja no Brasil indica cenários variados para os próximos dias, com algumas regiões enfrentando desafios e outras sendo beneficiadas pela chuva. No sul de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e interior de São Paulo, a falta de chuvas compromete o desenvolvimento das lavouras, enquanto no Centro-Oeste e Minas Gerais, o excesso de umidade atrapalha o trabalho no campo.

Por outro lado, no Nordeste, especialmente no Matopiba, as condições da soja são mais favoráveis, com chuvas previstas para os próximos 5 dias, o que deve beneficiar as lavouras da região, assim como em algumas áreas do Pará. Já no Sul, as expectativas apontam para uma redução nas precipitações, com Piauí e Maranhão recebendo bons volumes de chuva, e a chegada de chuvas também ao norte da Bahia, entre os dias 19 e 23 de janeiro.

Para o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, a previsão é de chuvas mais intensas, com acumulados superiores a 100 mm em 5 dias, o que pode causar alguns problemas no Norte do Paraná. No entanto, essa precipitação ajudará o produtor a acelerar os trabalhos em campo. No Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, a chuva tende a perder força entre os dias 24 e 28 de janeiro, permitindo que o manejo do solo e tratamentos fitossanitários sejam realizados com mais tranquilidade.

Já em relação à soja no Rio Grande do Sul, a chuva deverá retornar com mais força na última semana de janeiro, acumulando até 50 mm em 5 dias. No entanto, para muitas lavouras, essa chuva pode chegar tarde, não sendo suficiente para reverter os impactos da seca prolongada.