Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chuva prejudica qualidade do milho no Paraná e em Mato Grosso do Sul

Nos dois Estados, parte dos grãos já colhidos estão ardidosA produção milho segunda safra está terminando e os índices de produtividade estão cada vez melhores. Com 98% das áreas colhidas no Mato Grosso e 96% em Goiás, as produtividades estão acima dos 103 sacas por hectare (ha) em Mato Grosso e bem acima dos 135 sacas/ha em Goiás. Além da boa produtividade, a qualidade dos grãos também está excelente, não havendo perdas por causa de excesso de umidade. Por causa desses bons índices de produtividade, o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea

A situação no Paraná é diferente. No Estado, a qualidade dos grãos de milho está baixa. Quanto mais avança a colheita, que já chega aos 90%, mais se observa que as chuvas deste inverno estão causando danos significativos.

Cerca de 35% dos grãos que já foram colhidos apresentam-se “ardidos”, sendo que muitos nem poderão ser utilizados para mistura em rações pelo alto teor de fermentação na qual se encontram. Mas mesmo com essa má qualidade dos grãos, a produção paranaense de milho segunda safra deverá ser 7,4% maior do que a safra passada, com uma produção total de 10,9 milhões de toneladas.

>>Altos volumes de chuvas estão afetando qualidade dos grãos de milho nas regiões Centro e Sul do Brasil

Para esta semana, há previsão para chuvas sobre a região leste do Paraná, mas nada que possa inviabilizar os trabalhos de colheita e nem tão pouco a qualidade dos grãos. Já nas demais regiões produtoras, o tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas, o que permitirá o término da colheita em praticamente todas as principais regiões produtoras de milho segunda safra do Brasil.

Sair da versão mobile