Chuva reforça qualidade da produção de hortigranjeiros no Rio Grande do Sul

Clima tem ajudado a manter mananciais e segurar água dos açudesA chuva que caiu na última semana trouxe alívio para os produtores de hortigranjeiros do Rio Grande do Sul. Com muitos dos rios abaixo do nível ideal para irrigação, o clima chuvoso tem ajudado a manter os mananciais e a segurar a água dos açudes, afirma o gerente técnico da Emater-RS, Dulphe Pinheiro Machado Neto.

Em sua parte maior parte irrigada, a produção de hortigranjeiros sofre menos com a falta de chuva do que a de grãos. Mesmo assim, havia preocupação com a produtividade.

– A chuva calma e constante serviu para umedecer a terra. Até então, estávamos com uma seca verde, quando há água na superfície mas, no subterrâneo, a estiagem permanecia – diz o gerente regional da Emater de Santa Maria, Cesar Medeiros.

– A maioria diminuiu a área plantada durante a seca, para que a água dos açudes fosse suficiente para todos os produtos plantados – explica Alcione Claro, produtor, engenheiro agrônomo da secretaria estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e presidente da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Rural dos Agricultores Familiares de Santa Maria.