Chuvas em SP atrasam plantio da cana

Foram mais de 290 milímetros nos primeiros 20 dias de janeiroO excesso de chuvas atrasou o preparo da terra para plantio de cana na região de Piracicaba (SP). Sem que a chuva dê trégua, as máquinas estão paradas, pois não há como iniciar os trabalhos. Foram mais de 290 milímetros nestes 20 dias de janeiro, mais do que o total registrado num único mês.

? Se perde porque você vai plantar mais tarde, se perde porque os empregados estão parados e essa cana vai ter menos tempo para crescer e ficar pronta para o corte ? diz o produtor de cana Odair Novello.

A chuva é sempre bem vinda para o canavial, mas o excesso é que preocupa. Segundo o diretor da Cooperativa dos Plantadores de Cana de São Paulo (Coplacana), Arnaldo Antônio Bortoletto, alguns prejuízos começam a aparecer.

? Erosão para o solo e lixiviação dos nutrientes que estão para serem absorvidos nesta época de desenvolvimento. É isto que ocorre de prejuízo ? lamenta Bortoletto.

A cana que já está plantada também sofre com o excesso de água, e pequenas poças se formam ao redor da planta. O produtor prevê queda na qualidade da cana que vai ser colhida a partir de abril.

? A cana parou de crescer. Hoje para ela começar a recuperar vai levar um mês. Ela já perdeu a fase do crescimento e está definhando ? diz Novello.

Para o diretor técnico da Associação de Produtores de Cana de Piracicaba, José Rodolfo Peatti, o volume de produção também pode ficar abaixo do esperado.