As chuvas finalmente retornaram para a região do Matopiba do país. Apesar de os acumulados não serem grandes, tudo indica que as instabilidades devem durar a semana toda. Já no Sul do país, as chuvas dão uma trégua para a soja, que poderá se desenvolver melhor.
SUL
A semana deve ser marcada por tempo seco nas áreas de soja do Rio Grande do Sul, apontam os mapas da Somar Meteorologia. O mesmo deve acontecer em Santa Catarina e no Paraná.
As temperaturas mínimas para os gaúchos serão de 15ºC nesta segunda, mas devem subir chegando a 19ºC na sexta. Já as máximas partem de 32ºC e atingem 33ºC na sexta. Em Santa Catarina as máximas podem chegar a 34ºC na sexta, enquanto no Paraná chegam a 36ºC.
SUDESTE
Em São Paulo a tendência é de tempo seco na maioria das áreas de soja do estado. Apenas em algumas áreas, como São João da Boa Vista, deve garoar entre esta segunda e a próxima quarta-feira, com no máximo 4 mm.
Já em Minas Gerais as chuvas serão generalizadas para todas as regiões e devem se estender desta segunda-feira, 18, até a sexta-feira, pelo menos. Os maiores acumulados acontecem na terça-feira, com até 21 mm acumulados na região de Unaí.
CENTRO-OESTE
O tempo seco também será uma tendência na parte sul do Centro-Oeste, ali em Mato Grosso do Sul, onde as garoas só devem chegar na sexta-feira, ali em Cassilândia.
Já em Mato Grosso as chuvas regulares chegaram e devem durar toda a semana, em praticamente todas as regiões. Os maiores acumulados acontecem na terça-feira, quando Canarana podem registrar até 15 mm acumulados.
Em Goiás as instabilidades também chegam a quase todos os municípios. Os maiores acumulados acontecem nesta segunda e terça, próximo a Itapaci, com até 20 mm por dia.
NORDESTE
Finalmente as áreas de soja da Bahia devem registrar chuvas um pouco mais constantes. Segundo a meteorologia, deve chover até a quinta-feira tanto em Barreiras, quanto em Santa Maria da Vitória, com 10 mm na segunda e 11 mm na terça, e depois disso 5 mm por dia.
Também chove nas áreas de soja do Maranhão, só que com acumulados bem menores, na casa dos 2 mm. Mas pelo menos as instabilidades duram a semana toda. E#m Gilbués, no Piauí as precipitações acontecem desde esta segunda, até quinta-feira com médias diárias de 3 mm.
NORTE
Segunda-feira com previsão de chuva forte, com descargas elétricas e altos volumes no Amazonas, norte de Rondônia e em boa parte do Tocantins. Em todas as demais áreas do Norte também não se descarta chuva, mas com menor intensidade.
Na terça-feira, nenhum Estado da Região Norte escapa da chuva. Os núcleos mais intensos estão previstos para a tarde, em Roraima, no Pará e no Tocantins. Há condição para uma grande quantidade de descargas elétricas nestes Estados.
Manhã com sol, tarde com pancadas de chuva e trovoadas. Esta é a previsão para quarta-feira na região Norte. As áreas mais atingidas são o Pará e o Tocantins.