Média deve continuar acima da média para esta época do ano; confira também a previsão para as regiões brasileira
Sucessivos avanços de sistemas frontais provocam chuva sobre os estados de Colorado, Nebraska, Kansas, sul de Minnesota, Wisconsin, Illinois e Indiana. Chove também no sul de Lousiana. Nestas áreas, o volume semanal de chuva fica entre 75 e 125 mm, e corresponde a cerca de três vezes o normal esperado para esta época do ano.
A costa oeste, principalmente Washington, fica com tempo seco. A temperatura fica ligeiramente superior em relação à média em praticamente todas as áreas dos Estados Unidos contíguos.
Confira o clima para as regiões produtoras do Brasil:
Rio Grande do Sul: Do dia 29 de Junho ao dia 02 de Julho, uma frente fria avança pelo litoral e volta a provocar chuva no Rio Grande do Sul. De maneira geral, são esperados entre 10 e 20 mm de chuva no Estado. Entre os dias 03 e 07 de Julho, um sistema de baixa pressão atmosférica se forma e dá origem a uma frente fria, que provoca acumulados que devem variar entre 20 e 30 mm no Rio Grande do Sul, de maneira geral, com picos que podem atingir 60 mm no norte e na serra.
Paraná: Entre os dias 29 de Junho e 02 de Julho, áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido, são reforçadas por uma frente fria na altura do RS e voltam a provocam pancadas de chuva no interior do Estado. Os acumulados variam entre 10 e 20 mm no oeste, sul e leste. Nas outras áreas os acumulados não são significativos. Do dia 03 ao dia 07 de Julho, áreas de instabilidade associadas a uma nova frente fria voltam a provocar chuva generalizada no Estado. Os acumulados ficam entre 40 e 60 mm, de maneira geral, no Estado, com picos que podem atingir a até 100 mm no oeste, sul e sudoeste.
Minas Gerais: Entre os dias 29 de Junho e 02 de Julho, todo o estado de Minas Gerais fica sob a influência de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens e garante dias de tempo firme. Entre os dias 03 e 07 de Julho, instabilidades associadas a uma frente fria voltam a provocar chuva no centro-sul e oeste de Minas Gerais. São esperados entre 10 e 20mm de chuva, enquanto nas outras áreas o tempo fica firme.
Mato Grosso do Sul: Um Sistema da Alta Pressão que está associado a um tempo mais firme e seco predomina entre os dias 29 de junho e 03 de julho. Entre os dias 04 e 08 de julho, algumas áreas de instabilidade que se formam no continente provocam pancadas de chuva que acumulam valores entre 30 e 50 mm de chuva no período no centro e no sul do Estado. E entre 10 e 30 mm de chuva nas demais áreas do Estado.
Mato Grosso: Um Sistema da Alta Pressão que está associado a um tempo mais firme e seco predomina entre os dias 29 de junho e 03 de julho. Entre os dias 04 e 08 de julho, algumas áreas de instabilidade que se formam no continente provocam pancadas de chuva que acumulam valores entre 10 e 30 mm de chuva no período no sul e no oeste do Estado.
Goiás: Um Sistema da Alta Pressão que está associado a um tempo mais firme e seco predomina entre os dias 29 de junho e 03 de julho. Entre os dias 04 e 08 de julho, algumas áreas de instabilidade que se formam no continente provocam pancadas de chuva que acumulam valores entre 10 e 30 mm de chuva no período no sul do Estado.
Bahia: Entre os dias 29 de junho e 03 de julho, as instabilidades começam a perder força no Estado, mas ainda a chuva acumula varia entre 10 e 30mm no litoral. Nas demais áreas, o acumulado não será significativo. E entre os dias, 04 e 08 de julho, o tempo fica mais firme na Bahia. No interior da Bahia, o tempo seco predomina na próxima quinzena.
Com informações da Agência Safras.