Segundo a Somar Meteorologia, tanto o Sul, quanto o Sudeste e o Centro-Oeste podem enfrentar tempestades e fortes rajadas de ventos nos próximos dias
As imagens de satélite desta terça-feira mostram muitas nuvens e instabilidades sobre o Centro-Oeste e Norte do Brasil, regiões que durante esta madrugada tiveram os maiores acumulados de chuva. Nos estado da região Sul, por influência de uma frente fria, há muita nebulosidade e registro de chuva com baixos acumulados principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Sudeste o tempo é firme com exceção de alguns municípios ao norte de Minas Gerais, que por conta do ventos úmidos, registraram chuva fraca nas últimas horas. Ventos úmidos que também provocaram chuva fraca em toda faixa leste da Bahia e no Sergipe.
SUL
A frente fria segue seu avanço pela costa da região Sul e, apesar de não provocar temperaturas baixas generalizadas, há risco para chuva forte o norte do Paraná à tarde. Antes, o sistema espalha nuvens e chuva fraca a moderada pela metade Norte do Rio Grande do Sul, por Santa Catarina e para o sul e leste do Paraná. As temperaturas entram em queda, pois os ventos passam a soprar do quadrante do sul.
SUDESTE
O sol novamente predomina no Sudeste. Não chove no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em grande parte de Minas Gerais. Já, em São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, apesar do dia também começar ensolarado e das temperaturas subirem, o avanço de uma frente fria pelo mar muda o tempo à tarde e provoca chuva. Chove forte no oeste e norte paulista e no Triângulo Mineiro, com raios e ventanias. A temperatura cai rapidamente.
CENTRO-OESTE
Uma área de baixa pressão no interior do continente provoca novas chuvas fortes no Centro-Oeste. Tem risco já pela manhã no Mato Grosso. À tarde, ocorre a chuva mais forte na região, com possibilidade para atingir os três estados da região, além do Distrito Federal. A sensação é de calor, mas a temperatura não fica tão alta quanto na segunda-feira.
NORDESTE
O sol predomina na maior parte da região Nordeste nesta terça-feira. Mesmo no litoral da Bahia, onde ainda chove, há mais aberturas de sol. Também chove, de forma leve, no litoral desde Sergipe até o Rio Grande do Norte, pela manhã, e no extremo oeste baiano, de forma isolada, à tarde.
NORTE
a chuva migra para o leste da região Norte e o tempo aberto predomina no Amapá, Tocantins e quase todo o Pará. Com sol o dia todo, o calor é intenso. Já, no Amazonas, é o oposto: o estado recebe as chuvas mais fortes da região nesta quarta e a temperatura não sobe em alguns municípios.
Quarta-feira
SUL
A frente fria se afasta completamente do continente e não afeta mais o tempo na região Sul. Porém, dois sistemas relacionados à pressão atmosférica provocam chuvas de formas distintas. Venta bastante, com rajadas que podem chegar a 80 km/h inclusive em Porto Alegre. No oeste da região Sul, quem atua é uma área de baixa pressão que se formou no interior do continente. Este sistema provoca temporais com raios e até risco de granizo no oeste do Paraná já pela manhã, avançando para o oeste gaúcho e para o leste de Santa Catarina e do Paraná no decorrer do dia. Há risco para alagamentos em Curitiba, que tem chuva fraca desde o início do dia e depois chuva forte a partir da tarde.
SUDESTE
A frente fria se afasta, mas ainda consegue organizar intensas áreas de instabilidade sobre o Sudeste. Chove a qualquer hora do dia, com grande acumulado, no estado de São Paulo e no oeste, centro e sul de Minas Gerais. Há risco para alagamentos em grandes centros urbanos, como as Regiões Metropolitana de São Paulo, Campinas e Belo Horizonte, além da Baixada Santista. A temperatura fica baixa. No Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, chove a partir da tarde, na forma de pancadas. Nas áreas mais ao norte de Minas Gerais e do estado capixaba, o tempo fica firme e faz calor.
CENTRO-OESTE
Continua chovendo forte no Centro-Oeste. Há risco para temporais no sul e leste de Mato Grosso do Sul e de Goiás, inclusive com alto acumulado e potencial para transtornos. Os termômetros não sobem muito por causa da alta quantidade de nuvens. Nas demais áreas, a chuva ocorre de forma mais pontual, à tarde, e a temperatura fica elevada.
NORDESTE
Quarta-feira sem previsão de chuva no Nordeste. O sol aparece em todos os estados da região e eleva bastante as temperaturas no período da tarde. É possível que Teresina registre recorde de maior temperatura do ano.
NORTE
a chuva migra para o leste da região Norte e o tempo aberto predomina no Amapá, Tocantins e quase todo o Pará. Com sol o dia todo, o calor é intenso. Já, no Amazonas, é o oposto: o estado recebe as chuvas mais fortes da região nesta quarta e a temperatura não sobe em alguns municípios.
Sexta-feira
SUL
A chuva se espalha sobre a região Sul do Brasil, com os maiores acumulados concentrados na faixa oeste dos estados. No norte e oeste do Paraná, há condições para tempestades, com acumulados elevados, intensa atividade elétrica e rajadas de vento de intensidade forte. Além disso, por conta de ventos que sopram do quadrante sul, a sensação térmica continua baixa, porém sem risco para extremos.
SUDESTE
A condição para chuva fica espalhada por toda a região Sudeste brasileira, com o risco para temporais concentrado em todo o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nessas áreas, o temporal ocorre mais no final da tarde e vem acompanhado de descargas elétricas, rajadas de vento de intensidade moderada/forte e condição para transtornos. Nestas áreas, os maiores acumulados são esperados para o Vale do Paraíba, em São Paulo
CENTRO-OESTE
A chuva se espalha por todo o Centro-Oeste, apenas no extremo nordeste de Mato Grosso é que o tempo seco continua predominando. Os maiores acumulados são esperados para o sul de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul. Nestas áreas, os acumulados são mais expressivos, com condição para intensa atividade elétrica e rajadas de vento de intensidade moderada.
NORDESTE
Na quinta-feira a chuva fica concentrada apenas no sul da Bahia. Nas demais áreas, o tempo seco predomina e a sensação de calor permanece, principalmente no interior da região.
NORTE
Durante a quinta-feira, a chuva continua espalhada por grande parte do Norte, com condição para temporais isolados no Amazonas, Acre e Rondônia. Para os demais estados, a chuva ocorre de forma mais fraca. Além disso, o tempo abafado continua em todos os estados. No Pará, grande parte do estado permanece com tempo seco.