Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chuvas devem garantir safra de 12 milhões de toneladas de grãos no Nordeste

Sul do país sofre com a estiagem e pode ter perdas nas lavourasOs agricultores do Nordeste terão bons motivos para festejar em 19 de março o dia de São José, conhecido na região como o santo das chuvas. De acordo com o Boletim Agroclimático divulgado pela Conab nesta quinta, dia 12, as chuvas nos meses de fevereiro, março e abril devem chegar à região na medida certa, o que deverá garantir uma produção de aproximadamente 12 milhões de toneladas de grãos.

As culturas mais favorecidas são o arroz, o feijão, a mamona, o milho, o sorgo e a mandioca. Os produtores que apostaram no plantio do milho e do feijão 2ª safra no Ceará, por exemplo, devem ser os mais beneficiados. Numa escala de impactos que vai de 3 (cenário muito ruim)  a +3 (cenário muito positivo), a estatal atribui nota máxima no Jaguaribe, noroeste, norte, sul e sertão cearense.

Em fase de desenvolvimento em fevereiro, os mandiocais baianos e do oeste maranhense também serão beneficiados pela combinação de temperatura adequada e chuva na dose certa. A mesma previsão otimista vale para a mamona cultivada na região do Vale do São Francisco na Bahia e no sertão pernambucano.

No Sul do Brasil o clima seco deve permanecer nos próximos meses e afetar principalmente plantações de soja, milho e amendoim. A escassez de chuvas também deve chegar ao sul do Estado de São Paulo e atingir o feijão 2ª safra e os citros. Já no Centro-Oeste as chuvas ficam dentro da média e não causam impactos negativos. No Norte do país deve chover acima da média, favorecendo o cultivo de arroz e prejudicando o feijão 2ª safra, os citros e a mandioca.

O estudo utiliza as previsões climáticas do Centro de Previsões de Tempo e Estudo Climático (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para calcular índices de impacto nas principais culturas.

Sair da versão mobile