Além de destacar um município por estado do país, o Projeto Soja Brasil irá destacar as condições climáticas para a Fronteira Oeste do RS, que tem sofrido com o excesso de precipitações
A formação de um frente fria no sul do Brasil tem trazido mais temporais para o Rio Grande do Sul, com rajadas de vento de 80 km/h e acumulados de quase 90 mm em Maquiné, no extremo nordeste do estado. Fortes temporais também foram observados entre o estado de São Paulo e Minas Gerais, como em Barbacena, que acumulou mais de 90 mm em 24 horas. Vale observar que os paulistas tiveram chuva intensa nesta madrugada de quarta-feira (dia 16), com acumulados de entre 35 mm e 20 mm no Vale do Paraíba.
SUL
Uma nova frente fria se forma e avança pela costa da região Sul, o que mantém os temporais desde o Rio Grande do Sul até o Paraná nesta quarta-feira. Os maiores acumulados ficam concentrados na metade leste gaúcha, além do sul catarinense e leste paranaense. No entanto, apesar dos acumulados menos expressivos, há risco para temporais sobre praticamente toda a região. As pancadas ocorrem acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Além disso, há rajadas de ventos acima de 70 km/h no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Outro destaque é calorão que segue intenso mesmo com o tempo instável.
Especial Fronteira Oeste do RS
Em Alegrete (RS) deve chover 11 milímetros nesta quarta, dia 16, sendo boa parte pela manhã (8 mm) e o restante à tarde (3). As temperaturas devem chegar a 40ºC a tarde e 28ºC à noite. Já em Uruguaiana o tempo deve dar uma trégua e por lá deve chover apenas 5 milímetros na parte da manhã. A temperatura sobe para 31ºC a tarde e ainda mais a noite, chegando a 36ºC.
SUDESTE
Tempo instável, chuva e risco de temporais em áreas do Sudeste devido instabilidades no alto da atmosfera, além da aproximação de mais uma frente fria. O potencial para temporais ficam concentrados em áreas do interior paulista e de Minas Gerais, onde as pancadas ocorrem acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas, rajadas de ventos e eventual queda de granizo. O tempo firme predomina no norte mineiro e norte capixaba devido a atuação de uma massa de ar seco.
CENTRO-OESTE
A expectativa é de tempo instável e pancadas de chuva em toda a região central do país devido instabilidades no alto da atmosfera. A chuva ocorre de forma rápida, intercalada com períodos de sol e calor, o que aliás, serve de combustível para os temporais. As pancadas devem vir acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas no leste de Mato Grosso do Sul, além de áreas de Goiás.
NORDESTE
O tempo continua instável e a chuva ocorre em boa parte da região Nordeste devido instabilidades no alto da atmosfera. As pancadas são rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. No entanto, o tempo firme predomina apenas em áreas da Bahia, extremo sul do Piauí, além de áreas do interior de Pernambuco, Alagoas e Sergipe por conta de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas.
NORTE
Quarta-feira com instabilidades tropicais mantendo a variação de nebulosidade e chuva sobre toda a região Norte do país. Dessa vez, os maiores acumulados ficam concentrados em áreas do Amazonas e do Pará, enquanto que nas demais áreas, a chuva é rápida e sem grande intensidade.