Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chuvas em excesso podem reduzir produtividade da cana, diz Somar

Taxa de concentração de açúcares apresentou recuo em algumas regiõesAs fortes chuvas que vem caindo nas principais regiões produtoras de cana-de-açúcar devem continuar nos próximos dez dias. De acordo com análise do agrometeorologista da Somar, Marco Antonio dos Santos, precipitações estão reduzindo a concentração de açúcares na planta, o que deve fazer com que a produtividade recua. Segundo ele, as chuvas ocorridas nas regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná deixaram o solo com altos teores de umidade.

Vários dias nublados e com baixos índices de radiação solar provocaram, contudo, um crescimento anormal das plantas e, em função da grande quantidade de água armazenada e dos solos com excedente hídrico, a taxa de concentração de açúcares já recuou em algumas regiões. A Somar também informa que temperaturas mais amenas também afetam o metabolismo da planta.

Segundo a empresa, a maior parte das regiões permanece, entretanto, com desenvolvimento normal e prévias até indicam uma produção no Centro-Sul maior que a do ano passado. Porém, as regiões produtoras do médio-sul do Mato Grosso do Sul, atingidas pela forte estiagem entre os meses de dezembro e a primeira quinzena de janeiro, já afetou o crescimento das lavouras, deixando-as menores e mal desenvolvidas.

Sair da versão mobile