A expectativa é de que continue chovendo na próxima semana, o que melhoraria o nível de umidade do solo. O plantio da próxima safra de milho deve começar em algumas semanas. A Argentina é o segundo maior exportador do grão no mundo, depois dos Estados Unidos.
A bolsa reduziu em 20% sua estimativa para a área plantada com milho na safra 2012/2013, que deve totalizar 3,1 milhões de hectares. Apesar dos altos preços internacionais do cereal e de o governo ter liberado recentemente a exportação de um grande volume de milho da nova safra, os agricultores prevêem um alto custo de produção depois da estiagem que atingiu as lavouras no ano passado.
O país também espera uma safra recorde de soja na próxima temporada, que deve ser beneficiada pelo clima mais favorável. Os produtores também devem migrar do milho para a soja, cujo plantio começa em outubro. A Argentina é o maior exportador mundial de farelo e de óleo de soja, e o terceiro de soja em grão, atrás dos Estados Unidos e do Brasil.
Área plantada de trigo deve ser menor
O Ministério da Agricultura da Argentina reduziu a previsão para área plantada com trigo na safra 2012/2013. O governo prevê 3,7 milhões de hectares, ante 3,8 milhões de hectares esperados em julho. Deste modo, a área deve ser 20% menor do que na safra anterior. Segundo o órgão, a ausência de chuvas em junho levou muitos agricultores a desistir de semear em uma parte da área que haviam planejado.
Até oito de agosto, 95% da área estimada para o trigo em 2012/2013 foi cultivada. Conforme o ministério, cerca de 85% da área plantada está em condição boa ou muito boa.