Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Chuvas no litoral do Sul e Sudeste atrapalham exportação de açúcar

Umidade afeta qualidade do produto, dificultando embarques nos naviosOs ventos úmidos do Oceano Atlântico, além da frente fria que está sobre as regiões Sul e Sudeste, deixam o tempo instável no litoral brasileiro. O tempo chuvoso nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) atrapalham o embarque de açúcar, uma vez que a umidade pode prejudicar a qualidade do produto.

Além do excesso de chuva no litoral, a previsão é de queda das temperaturas nos próximos dias, com mínimas próximas dos 3ºC no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Além de impedir a realização da colheita, a umidade causada pelas chuvas afeta diretamente a concentração de açúcares pela planta. Por isso, os valores de produção estão quase 30% inferiores aos observados no mesmo período do ano passado. Com a redução na colheita das lavouras, a produção de açúcar e etanol também está menor em relação ao mesmo período de 2011.

Segundo a Somar, a partir da próxima semana, a passagem de uma frente fria ainda deve causar temporais sobre o centro e sul do Brasil, provocando elevado acumulado de chuva no interior e nos portos.

Sair da versão mobile