Chuvas de outubro ajudam sojicultores no sudoeste de Goiás

Há 15 dias, estiagem havia atingido a regiãoNo sudoeste de Goiás, as chuvas de outubro ajudaram os produtores no plantio da soja. Segundo o Instituto Nacional de Meteoreologia, foram quase 270 milímetros. Agora, os agricultores já começam a fazer aplicação de herbicidas.

Na propriedade de Cláudio Arantes, o plantio encerrou há quase 30 dias. São 230 hectares de soja precoce, e a planta cresce bem. A chuva que caiu na hora certa foi determinante. O pós-emergente foi feito, e a lavoura está livre de lagarta.

Parte da produção já foi comercializada. De acordo com o agricultor, 40% do total foi vendido.

Há cerca de 15 dias, uma estiagem atingiu alguns pontos da região sudoeste do Estado. Alguns produtores ficaram prejudicados e não conseguiram finalizar o plantio. O agricultor Vilmar Oliveira conta que alguns vizinhos tiveram problemas com o cultivo e devem replantar.

Por sorte, a chuva atingiu a lavoura de mil hectares de Oliveira, que começa a aflorar. As primeiras aplicações de defensivos foram realizadas, e agora é cuidar para evitar pragas. No total, 40% da produção foi comercializada.

? Agora é o momento mais perigoso, pois é quando pode aparecer alguma praga ? avalia.