Chuvas perdem força em boa parte do Centro-Oeste

Segundo a Somar Meteorologia, apenas Goiás tem previsão de receber algum volume de chuvas nos próximos dias. Veja como será o tempo no fim de semana!

Desde a última quarta-feira, dia 26, não para de chover em Minas Gerais e em parte do Espírito Santo. Tanto que os maiores acumulados desta madrugada de quinta-feira ocorreram em municípios desses dois estados. Destaca-se as áreas do leste de Minas, pois foram os que receberam mais de 90 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Salienta-se que toda essa instabilidade ocorreu por conta de uma frente fria na altura do estado capixaba, que ajudou a organizar um corredor de umidade sobre a região.

Quinta-feira

SUL

O tempo segue instável na região Sul, com previsão para pancadas de chuva principalmente entre a tarde e à noite, por influência da umidade que vem da região Norte do Brasil e uma região de baixa pressão, em médias altitudes, próxima a costa gaúcha. Será uma chuva isolada e com baixos volumes acumulados no Rio Grande do Sul, mas que podem ocorrer acompanhadas de trovoadas e ventos moderados, já entre Paraná em Santa Catarina a chuva acontece em forma de pancadas pela combinação de calor e umidade. As temperaturas ficam elevadas antes da chuva e a sensação será de tempo abafado em todos os estados da região.

SUDESTE

A frente fria se afasta do Sudeste, mas ainda tem instabilidades atuando pela região, por causa da formação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa do Espírito Santo, mais uma frente fria próximo a ela. Há condição para pancadas de chuva, especialmente no começo do dia e durante a tarde. A metade sul de Minas Gerais, o norte de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro seguem com volumes elevados e risco para transtornos e eventuais queda de granizo. Em São Paulo o tempo fica abafado, devido às temperaturas que conseguem subir ao longo do dia, já em Minas Gerais as temperaturas da tarde seguem amenas e com pouca elevação

CENTRO-OESTE

A chuva diminui gradualmente em Mato Grosso, porém ainda tem previsão para acumulados um pouco mais expressivos na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás. Como o sol consegue aparecer entre períodos de melhoria na manhã e à tarde, as temperaturas se elevam ao longo do dia e o tempo fica abafado especialmente entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, enquanto em Goiás o excesso de nebulosidade mantém as temperaturas da tarde mais amenas.

NORDESTE

A chuva segue localizada entre a Bahia, o extremo sul do Piauí e o Maranhão, com baixo volume de água, com exceção do oeste baiano que ainda recebe um volume de até 30 mm. O tempo fica firme do Recôncavo Baiano ao leste do Maranhão, com o predomínio de sol e poucas nuvens. As temperaturas ficam elevadas à tarde em todos os estados.

NORTE

A chuva continua de forma abrangente em toda a região Norte. O tempo fica mais encoberto e com muitas nuvens entre Rondônia, Acre e no interior do Amazonas, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia e volumes de água expressivos. Nestas áreas, a grande concentração de nebulosidade diminui as temperaturas da tarde em relação aos dias anteriores. Outro destaque é o Tocantins que ainda recebe chuva a qualquer momento ao longo do dia, com acumulados em torno de 30mm. Em Roraima as pancadas são fracas e isoladas, com bastante variação de nebulosidade.

Sexta-feira

SUL

Outra frente fria começa a se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul e as instabilidades aumentam no decorrer do dia. Antes da chuva o sistema favorece o aumento das temperaturas, garantindo um dia muito quente e abafado, devido aos ventos que sopram do quadrante norte. Até a noite tem previsão para pancadas de chuva em todo o estado gaúcho, porém ainda com volumes baixos. Chove também no oeste de Santa Catarina e do Paraná, com trovoadas.

SUDESTE

A chuva segue intensa em grande parte do Sudeste do Brasil, mesmo com a frente fria se afastando em direção ao oceano. Tem risco para temporais no norte de São Paulo e em grande parte de Minas Gerais, além do litoral capixaba. Nestas áreas o volume de chuva pode chegar a 60 milímetros acumulados, e não se descarta a possibilidade de queda de granizo, principalmente nos estados mineiro e paulista. No estado de Minas, como tem muitas nuvens, as temperaturas não conseguem subir muito. Já em São Paulo, faz calor à tarde e o tempo fica bem abafado, o que potencializa as pancadas de chuva no final do dia.

CENTRO-OESTE

A chuva de Goiás, que pode ocorrer a qualquer hora do dia e com acumulados bem expressivos, podendo passar dos 30 milímetros acumulados. Por causa da nebulosidade a temperatura segue amena no estado goiano. Já em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva ocorrem de maneira mais isolada e somente no final do dia, após períodos de sol entre a manhã e à tarde. Devido aos períodos de sol, a temperatura sobe ao longo da tarde, garantindo um dia quente.

NORDESTE

Um sistema conhecido por Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece a chuva no litoral norte da região. O dia será com muitas nuvens e pancadas a qualquer momento em toda a faixa norte. Chove também no sul do Maranhão, do Piauí e em grande parte da Bahia, com previsão para acumulados elevados no oeste e sul baiano, podendo passar dos 30 mm. O tempo fica firme apenas entre o Recôncavo Baiano e o Piauí e o centro-sul do Ceará

NORTE

As pancadas seguem de fraca intensidade no extremo sul de Roraima, enquanto nas demais áreas do Norte as pancadas acontecem a qualquer hora do dia. A nebulosidade também predomina em Rondônia, no Acre e no interior do Amazonas. Em Tocantins a chuva segue forte no sul do estado, com acumulados de 30 mm. Tempo abafado ao longo do dia em toda a região.

Sábado

SUL

A frente fria se afasta em direção ao oceano, porém os ventos em altitude mantêm o risco para pancadas de chuva em todo o Sul do país. As pancadas são fracas e isoladas entre o norte e leste gaúcho até o centro de Santa Catarina, nas demais áreas as pancadas acontecem acompanhadas por trovoadas. O calorão continua em toda a região.

SUDESTE

Sábado de chuva em grande parte do Sudeste, por influência de fortes ventos em altitude e mais o excesso de umidade do ar e o calor. São esperadas pancadas de forte intensidade entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, devido a uma área de baixa pressão, agora, próxima a costa do Rio de Janeiro, onde há também risco para queda de granizo. As instabilidades no leste paulista diminuem, e as pancadas que acontecer são isoladas e de fraca intensidade. As temperaturas sobem aos poucos em toda a região.

CENTRO-OESTE

Sábado de pancadas de chuva em toda a região Centro-Oeste. A chuva acontece de forma mais intensa entre Goiás e faixa leste de Mato Grosso e a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da região, as pancadas somente acontecem a partir da tarde, após uma tarde de sol e tempo abafado.

NORDESTE

Sábado de instabilidades se espalhando pelo interior nordestino, por influência de ventos em altos níveis da atmosfera. São esperadas pancadas de chuva entre grande parte da Bahia, até Maranhão e norte do Ceará. Nas demais áreas o tempo segue firme e ensolarado. Mesmo com ou sem chuva, o dia será quente e abafado.

NORTE

Sábado de pouca mudança no tempo da região Norte. A combinação de calor e umidade garantem pancadas de chuva em todos os estados, preferencialmente a partir da tarde. A chuva é mais fraca e isolada entre o sul de Roraima e noroeste do Pará. As temperaturas seguem elevadas em toda a região, assim será mais um dia de calor.

Veja mais notícias sobre soja