Chuvas perdem força nesta quinta no Sul e Sudeste do país

Já no Centro-Oeste e Norte as precipitações podem acontecer a qualquer momento e com volumes expressivos. Você pode pedir a previsão do tempo para 15 dias, veja como!

De acordo com as imagens de satélite, a quinta-feira começa com tempo firme na região Sul, devido influência de uma massa de ar frio. Na região Sudeste a nebulosidade predomina por conta da passagem de uma frente fria e de um sistema de baixa pressão no oceano. Com isso, houve registro de chuvas isoladas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em grande parte do Nordeste, Centro-Oeste e na região Norte do Brasil, muitas nuvens e tempo instável, com núcleos profundos de chuva principalmente em Rondônia e na Bahia.

Faça como os produtores de soja abaixo, curta a página no Facebook do Soja Brasil e nos mande o nome da sua cidade e no dia seguinte destacaremos a previsão do tempo para 15 dias para sua região!

SUL

A chuva retorna de forma abrangente para o sul do país, por conta de áreas de instabilidades associadas aos ventos no alto da atmosfera e os ventos úmidos que sopram do oceano. As pancadas ocorrem de forma rápida e intercaladas com períodos de melhoria em toda a região, não há previsão de grandes volumes acumulados. As temperaturas entram em elevação, e o amanhecer será mais agradável do que no dia anterior. Ao longo do dia. as aberturas de sol garantem temperaturas máximas um pouco mais elevadas, mas ainda sem potencial para calor intenso.

Previsão solicitada por Karla Siqueira.

Previsão solicitada por Fernando Fantinel Trevisol.

SUDESTE

Mesmo com a frente fria se afastando em direção ao oceano, a formação de uma região de baixa pressão próxima ao Espírito Santo, um corredor de umidade e mais os ventos que sopram do mar contra a costa, mantém as instabilidades por grande parte do Sudeste. A chuva será forte e com volume de até 40 mm entre o triângulo mineiro, norte paulista e capixaba, onde as pancadas podem ser acompanhadas de trovoadas. Já a chuva do leste paulista, sul fluminense e sul mineiro, acontece a qualquer hora do dia, e o dia será de muitas nuvens e com tempo fechado. Apenas norte mineiro será onde o tempo continua firme, com predomínio de sol e poucas nuvens.

CENTRO-OESTE

Tempo instável em todo o centro do país, com a influência de um corredor de umidade que traz umidade da região da Amazônia e assim mantém a condição para pancadas de chuva mais expressivas entre o sul de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso instabilidades no alto da atmosfera podem provocar temporais no centro sul do estado. Já nas demais áreas do Centro-Oeste é o sol que predomina na maior parte do dia e se chover é aquela chuva típica de verão, passageira, de fim de tarde e que não deixa grandes acumulados. O calor persiste em toda a região, mesmo onde tem previsão de chuva mais intensa.

Previsão solicitada por Carlos Eduardo Sousa Oliveira.

NORDESTE

Chove sobre a maior parte do Nordeste, mesmo que em forma de pancadas rápidas e sem grande intensidade. Os maiores acumulados ficam concentrados entre Maranhão e Ceará devido a atuação da ZCIT, e o dia será de muita nebulosidade e tempo bastante fechado. O tempo firme persiste somente no baiano.

NORTE

A chuva ocorre sobre praticamente toda a região, inclusive retorna de forma generalizada no Tocantins devido instabilidades no alto da atmosfera. É apenas em Roraima que o tempo firme predomina com sol entre poucas nuvens.

Veja mais notícias sobre soja