As recentes chuvas ocorridas no Rio Grande do Sul atrasaram a colheita da soja, que estava próxima de sua conclusão. De acordo com a Emater-RS, a umidade tem comprometido a qualidade do grão na região sul do estado e impossibilitando o trabalho nas lavouras. Em algumas localidades, os prejuízos estão sendo monitorados e avaliados.
Milho
No milho, apesar de a colheita na última semana ter sido mais lenta com relação a períodos anteriores, o porcentual já chega a 90% do total da área plantada. A produtividade alcança os mesmos níveis das primeiras colheitas e, de forma geral, os grãos têm boa qualidade.
Arroz
No caso do arroz, a retirada do grão das lavouras está praticamente paralisada. No momento, 70% da área plantada já foi colhida. “É possível que com esse atraso as lavouras que ainda não foram colhidas tenham seu rendimento afetado, reduzindo a produtividade e comprometendo a qualidade do grão”, diz a Emater-RS.
A tendência é que, no fim da colheita, a produtividade média estadual, que hoje é estimada em 7.454 quilos por hectare, tenha que ser revista para baixo.