Chuvas provocam perdas em produção de milho

Colheita atinge apenas 1% da área total da Cooperativa Cocamar

Fonte: Euzebio Maraskin – Santa Helena/ Arquivo Pessoal

As chuvas estão atrapalhando a colheita de milho segunda safra na área de atuação da Cooperativa Agroindustrial Cocamar e o produto foi retirado de apenas 1% da área ante 4% em igual período em 2014.

Em nota, a Cocamar informa que os primeiros lotes apontaram produtividade superior a 6.500 quilos por hectare. A média esperada, no entanto, é de 5.500 quilos, e a expectativa é colher 940 mil toneladas, contra 825 mil toneladas em 2014.

A Cocamar diz que produtores da região de Floresta, a 20 quilômetros de Maringá (PR), que começam a colher mais cedo, registraram perdas após tempestade de ventos e granizo. Em algumas propriedades, 70% da lavoura foi danificada.

– Se a umidade persistir, poderá haver um porcentual maior de grãos brotados e ardidos – disse o coordenador de culturas anuais da Cocamar, Emerson Nunes.

Trigo

A Cocamar afirmou, ainda, que as tempestades no Paraná têm prejudicando principalmente as lavouras de trigo. Na região norte do Estado, 2,5 mil hectares de plantação teriam sofrido danos, segundo a cooperativa.