Chuvas retornam para o Sul no fim de semana e ajudam lavouras de soja

As nebulosidades começam a se espalhar pela região no sábado e trazem temporais no domingo. Confira também a previsão do tempo para cada região e o mapa para 15 dias em alguns municípios de cada estado!

As imagens de satélite desta sexta-feira mostram o predomínio de nebulosidade em praticamente todo o Brasil, sendo que as nuvens carregadas de chuva se encontram sobre Mato Grosso, região Norte e interior do Nordeste. Instabilidades também sobre o norte do Paraná, nas divisas com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo com muita nebulosidade associada ao corredor de umidade. Costa leste do Nordeste com tempo firme e poucas nuvens.

Sexta-feira

SUL

A chuva persiste desde o norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, por influência de ventos em altos níveis da atmosfera. A chuva mais forte fica restrita a Santa Catarina e Paraná, com pancadas a qualquer hora do dia. No entanto em áreas do interior dos dois estados, a chuva ocorre de maneira mais isolada e com volumes menores, mas não se descartam as trovoadas. No Rio Grande do Sul o ar seco predomina e deixa o tempo firme, com a presença do sol e temperaturas elevadas. A umidade do ar pode até ficar abaixo do ideal no extremo oeste do estado.

SUDESTE

Um sistema de baixa pressão localizado em São Paulo influencia o tempo no estado, com previsão para pancadas de chuva de forte intensidade até a metade sul de Minas Gerais. Os acumulados podem ser expressivos entre o norte, litoral e região metropolitana de São Paulo, com acumulados próximos de 40 mm. As temperaturas não devem subir tanto devido a grande concentração de nebulosidade na faixa leste de São Paulo, mas a sensação ainda é de tempo abafado. Nas outras áreas do Sudeste o sol aparece entre nuvens ao longo do dia e as pancadas de chuva ocorrem principalmente à tarde. Apenas no norte mineiro o tempo firme predomina.

CENTRO-OESTE

As pancadas de chuva continuam ocorrendo em todos os estados do Centro-Oeste do Brasil, com previsão para trovoadas e chuva mais intensa no sul de Mato Grosso e Goiás, até o norte do Mato Grosso do Sul. Mesmo com previsão de chuva em todos os estados da região, as temperaturas sobem na parte da tarde, por causa de períodos de sol ao longo do dia.

NORDESTE

A massa de ar mais seco ainda atua no interior da Bahia e garante o tempo firme no centro do estado. Nas demais áreas a chuva acontece, mas sem grandes volumes elevados. No restante do nordeste a chuva segue e os volumes são mais expressivos entre o norte do Maranhão até o Ceará, por influência do fenômeno conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que alimenta as nuvens carregadas na faixa norte da região.

NORTE

O tempo segue instável na maior parte do Norte do Brasil, com previsão para pancadas de chuva e volumes expressivos no Tocantins, Rondônia, sul do Pará e Amazonas. Em Roraima ainda segue o tempo firme e com poucas nuvens. As temperaturas continuam elevadas em toda Região, mesmo com previsão de chuva.

Sábado

SUL

A aproximação de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul, muda o tempo em parte do estado, especialmente na fronteira com o Uruguai. As pancadas de chuva ocorrem especialmente na parte da tarde, com volumes ainda baixos, mas com risco para trovoadas e eventual granizo. Também tem previsão para chover na maior parte do Paraná e na faixa leste de Santa Catarina, mas de maneira isolada e acumulados menores. Desde o noroeste do Rio Grande do Sul até o noroeste no Paraná, a atuação da massa de ar seco garante mais um dia de tempo firme e temperaturas elevadas.

SUDESTE

No sábado o sol aparece na maior parte do dia e ajuda a elevar as temperaturas em todas as áreas do Sudeste deixando o tempo bem abafado na parte da tarde. No fim do dia as nuvens carregadas ganham força, devido a combinação de calor e umidade e mais uma área de baixa pressão no litoral sul paulista, com risco para pancadas de chuva de forma rápida, mas com potencial para trovoadas. No sul paulista, são esperadas pancadas com volume de água expressivo. Já em áreas do norte de Minas Gerais volta a chover, em forma de pancadas isoladas. Na faixa leste de São Paulo as rajadas de vento podem ocorrer de moderada intensidade, chegando aos 50 km/h.

CENTRO-OESTE

O tempo segue instável no Centro-Oeste do Brasil, com previsão para pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite, mas com potencial para chuva de moderada a forte intensidade no norte de Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso. Nas demais áreas também chove, mas com menor risco para ventos e trovoadas. O tempo segue abafado em todos os estados da região.

NORDESTE

O VCAN ainda garante mais um dia de chuva persistente entre Maranhão e Ceará, ajudando a manter as nuvens carregadas em parte do Nordeste do Brasil, com volume de até 20 mm ao longo do dia. No interior da Bahia o tempo fica firme, por causa da presença de uma massa de ar seco, que inibe a formação de nuvens de chuva.

NORTE

A chuva acontece de forma abrangente em todo o norte do país, exceto Roraima, onde o tempo segue firme. Onde chove são esperadas pancadas de forte intensidade entre Rondônia, sul do Pará e norte do Tocantins. Nas demais áreas a chuva acontece em forma de pancadas intercaladas com sol.

Domingo

SUL

A frente fria avança ainda mais pela região Sul e alimenta as instabilidades entre o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina. São esperadas pancadas fortes e com muitas trovoadas nessas áreas. No sul gaúcho o volume de água deve ser elevado, com potencial para transtornos como alagamentos devido ao volume de até 70 mm. Nas demais áreas de Santa Catarina e Paraná, chove em forma de pancadas com menor volume e com baixo risco para temporais. As temperaturas diminuem pouco em relação ao dia anterior, assim o calor ainda persiste na maior parte da região. Apenas no extremo sul gaúcho, as temperaturas apresentam um declínio mais acentuado nas temperaturas da tarde, devido ao excesso de nebulosidade.

SUDESTE

O calor aumenta ainda mais em todo o Sudeste, com o predomínio de sol na primeira metade do dia e mais os ventos que sopram de norte. A partir da tarde são esperadas pancadas de chuva típicas de verão entre São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Há risco elevado para trovoadas. Somente no norte mineiro, a influência de uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva, o dia será de tempo firme e ensolarado.

CENTRO-OESTE

Domingo de instabilidades abrangentes no centro do país. Assim, são esperadas pancadas de chuva nos três estados, com risco para acumulados expressivos entre o norte de Goiás e noroeste do Mato Grosso. Nas demais áreas da região, as pancadas acontecem após um dia de períodos de sol e temperaturas elevadas.

NORDESTE

No domingo, o tempo segue firme no interior e sul da Bahia, enquanto as instabilidades seguem atuando nas demais áreas da região. A chuva mais forte persiste entre Maranhão e Ceará, com acumulados de até 30mm. As temperaturas seguem elevadas em todos os estados.

NORTE

No domingo a chuva continua bem espalhada pelo Norte do Brasil, com acumulados expressivos no interior de Amazonas, Rondônia e Tocantins, por influência de uma região de baixa pressão que se forma próxima ao Tocantins. Por outro lado ainda temos um ar seco atuando em Roraima e com isso devemos ter mais um dia de tempo firme e com temperaturas elevadas. O calor predomina também nas demais áreas do Norte.

Veja mais notícias sobre soja