Chuvas se intensificam no Sul do país nesta terça

Confira a previsão do tempo para alguns municípios em cada uma das regiões do país. Há até previsão de tempestades e granizo!

Um ciclone extratropical se formou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, trazendo temporais e vendavais no sul do Brasil e acabou dando origem a uma frente fria. Esse ciclone acaba fazendo com que se desenvolvam nuvens carregadas de chuva. A frente fria no sul do País, só nas últimas 6 horas, causou fortes pancadas de chuva no extremo sudoeste paranaense, com acumulados de mais de 60 milímetros.

Entre o norte e Goiás, leste do Pará e oeste de Tocantins há fortes pancadas de chuva nesta terça-feira (dia 8), acompanhadas por várias descargas elétricas. Já no norte do Nordeste, apesar de não ter raios, as precipitações variam entre fracas e moderadas intensidades. Entre o sudeste de Tocantins e o extremo oeste baiano não há desenvolvimento de chuva, ou seja, o tempo fica mais firme.

Terça-feira

SUL

O avanço de uma frente fria garantem pancadas de chuva a qualquer momento no Rio Grande do Sul, com potencial para temporais. Dessa vez, os maiores acumulados se concentram entre a faixa norte do estado e o sul de Santa Catarina, justamente onde o tempo fica bastante fechado. Enquanto isso, nas demais áreas catarinenses e do Paraná, a expectativa é de chuva de fraca a média intensidade. Nos três estados da região Sul há potencial, mais uma vez, para rajadas de ventos superiores a 70 km/h, especialmente, desde o norte gaúcho até o Paraná. As temperaturas seguem elevadas em todo o Sul do país.

Guarapuava (PR) – 10 milímetros

Manhã
0mm – 17ºC

Tarde
3mm – 28ºC

Noite
7mm – 18ºC

Chapecó (SC) – 23 milímetros

Manhã
9mm – 22ºC

Tarde
8mm – 30ºC

Noite
6mm – 30ºC

Cruz Alta (RS) – 64 milímetros

Manhã
3mm – 22ºC

Tarde
37mm – 29ºC

Noite
24mm – 30ºC

 

SUDESTE

As instabilidades perdem força no Sudeste e a massa de ar seco atua sobre a maior parte de Minas Gerais, Espírito Santo e norte fluminense. Em contrapartida, a formação de uma área de instabilidade no alto da atmosfera organiza nuvens carregadas em todo o estado de São Paulo e triângulo mineiro, mesmo assim, as pancadas de chuva não ocorrem de forma tão volumosa, o que aumenta é a variação de nebulosidade. O calor predomina em grande parte do Sudeste, com temperaturas elevadas na parte da tarde.

Itapeva (SP) – 4 milímetros

Manhã
0mm – 20ºC

Tarde
2mm – 32ºC

Noite
2mm – 22ºC

Uberaba (MG) – 9 milímetros

Manhã
0mm – 20ºC

Tarde
3mm – 34ºC

Noite
6mm – 22ºC

 

CENTRO-OESTE

o tempo continua instável e a condição para chuva persiste em toda a região Centro-Oeste do país, devido a um corredor de umidade que transporta ar quente e úmido da Amazônia até áreas centrais do Brasil. Os maiores acumulados seguem concentrados no norte mato-grossense. Por outro lado, as instabilidades perdem intensidade e uma massa de ar seco começa a avançar pelo extremo nordeste goiano, onde o tempo firme volta a predominar.

Sorriso (MT) – 20 milímetros

Manhã
13mm – 21ºC

Tarde
3mm – 34ºC

Noite
4mm – 22ºC

Maracaju (MS) – 3 milímetros

Manhã
0mm – 22ºC

Tarde
3mm – 35ºC

Noite
0mm – 25ºC

Cristalina (GO) – 5 milímetros

Manhã
0mm – 17ºC

Tarde
5mm – 29ºC

Noite
0mm – 20ºC

 

NORDESTE

A chuva persiste sobre a maior parte da região Nordeste. As pancadas são rápidas, sem grandes acumulados e intercaladas com períodos de sol e muito calor. A massa de ar seco segue avançando e inibe a formação de nuvens carregadas sobre a maior parte do estado da Bahia, onde o sol brilha forte entre poucas nuvens.

Barreiras (BA) – 0 milímetros

Manhã
0mm – 20ºC

Tarde
0mm – 32ºC

Noite
0mm – 24ºC

Gilbués (PI) – 3 milímetros

Manhã
0mm – 21ºC

Tarde
3mm – 35ºC

Noite
0mm – 27ºC

Balsas (MA) – 4 milímetros

Manhã
0mm – 22ºC

Tarde
2mm – 38ºC

Noite
2mm – 25ºC

 

NORTE

Pouca coisa muda e a chuva persiste sobre a grande parte da região Norte. Dessa vez, os maiores acumulados ficam concentrados de forma mais pontual em áreas do Tocantins, sul do Pará e sudeste do Amazonas. Nas demais áreas, a chuva é rápida e sem grande intensidade. O tempo firme persiste no norte de Roraima e extremo leste do Tocantins.

Santana do Araguaia (PA) – 24 milímetros

Manhã
0mm – 21ºC

Tarde
24mm – 32ºC

Noite
0mm – 23ºC

Vilhena (RO) – 17 milímetros

Manhã
6mm – 23ºC

Tarde
6mm – 25ºC

Noite
5mm – 30ºC

Campos Lindos (TO) – 6 milímetros

Manhã
6mm – 22ºC

Tarde
0mm – 35ºC

Noite
0mm – 25ºC

 

Quarta-feira

SUL

O céu volta a ficar nublado, com chuva a qualquer momento e com acumulados bastante expressivos nas áreas de fronteira com Uruguai e Argentina, por influência da formação de uma nova frente fria. A chuva deve vir acompanhada por trovoadas, descargas elétricas e queda de granizo. Além disso, o potencial para alagamentos e transbordamento de rios é ainda maior nas regiões da fronteira oeste e da Campanha gaúcha, devido ao volume de água, que pode passar de 100 milímetros. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a chuva ocorre em forma de pancadas rápidas, enquanto que no Paraná, apesar dos acumulados não serem tão expressivos quanto no Rio Grande do Sul, também há potencial para chuva forte a partir da tarde.

SUDESTE

Áreas de instabilidade mantém o tempo instável em parte do Sudeste e potencializam a chuva sobre o estado de São Paulo. Os volumes não são muito expressivos, mas o potencial para temporais com trovoadas, descargas elétricas e até queda de granizo aumenta sobre todo o território paulista. Enquanto isso, a chuva ocorre de forma isolada no extremo sul mineiro, além de áreas do triângulo mineiro, nordeste de Minas Gerais e todo o Espírito Santo. Nas demais áreas, tempo firme com sol entre poucas nuvens, por influência de uma massa de ar seco.

CENTRO-OESTE

Essa massa de ar seco segue avançando sobre a região e inibe a formação de nuvens carregadas sobre praticamente todo o centro leste de Goiás, além do Distrito Federal. Nessas áreas, o sol predomina entre poucas nuvens. Enquanto isso, nas demais áreas do Centro-Oeste, em especial Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a expectativa ainda é de pancadas de chuva, ainda que sem grande intensidade a partir da tarde.

NORDESTE

A expectativa é de chuva sobre a maior parte da região, em especial áreas do norte do Maranhão e Piauí, onde os acumulados devem ser mais expressivos. Uma faixa de nuvens mais carregadas formada nas áreas mais ao norte do país. Em áreas do centro ao sudoeste da Bahia, a expectativa ainda é de tempo firme, pela influência da massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas.

NORTE

Os maiores acumulados ficam concentrados entre o Acre, sul do Amazonas, Rondônia, Tocantins Pará e leste do Amapá. Enquanto isso, nas demais áreas, são pancadas rápidas e sem grande intensidade. Em Boa Vista, nada de chuva, e o dia será ensolarado.

Quinta-feira

SUL

Quinta-feira de tempo instável em todo o sul do país. A frente fria segue avançando pela região,e os ventos em baixas altitudes transportam umidade da Amazônia para os estados o Sul. O risco para temporais é elevado desde o norte do Rio Grande do Sul até o sul e leste do Paraná, e principalmente na fronteira oeste gaúcha, onde os volumes de água são bastante elevados. Nas demais áreas, apesar da chuva vir com forte intensidade, o acumulado será menor. As temperaturas diminuem em comparação aos dias anteriores, diminuindo assim a sensação de calor do oeste ao sul gaúcho.

SUDESTE

Tempo firme entre o norte paulista, triângulo e sul mineiro. Nas demais áreas da região são esperadas pancadas de chuva especialmente a partir da tarde, devido a combinação de calor e umidade. Apenas no sul paulista, são esperadas pancadas mais fortes e com potencial de temporais no final do dia.

CENTRO-OESTE

Quinta-feira de tempo firme entre o sul de Goiás e áreas de divisa com Mato Grosso do Sul, por influência da massa de ar seco, Nas demais áreas do centro-oeste, a combinação de calor e umidade favorecem pancadas de chuva após um dia abafado e com temperaturas elevadas. Há risco para pancadas mais fortes apenas no norte do Mato Grosso e sul do Mato Grosso do Sul, em forma de temporais.

NORDESTE

Quinta-feira de instabilidades se espalhando pelo Nordeste. São esperadas pancadas em toda a região e os maiores volumes de água seguem concentrados entre Maranhão, Ceará e Piauí, onde há risco para temporais. Volta a chover na Bahia, pancadas de fraca intensidade e com baixo volume

NORTE

Quinta-feira de sol em Roraima, enquanto nas demais áreas nortistas são esperadas pancadas de chuva, após um dia com períodos de sol e calor. A chuva mais forte acontece entre o Amapá, Pará e norte do Tocantins.