Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cidade de Aratiba (RS) prospera na produção de citros e entra para lista de zoneamento do governo

Região cercada pelo Rio Uruguai tem a maior área individual dedicada à citricultura no Rio Grande do SulO Ministério da Agricultura ampliou a lista de municípios do Rio Grande do Sul no zoneamento de citros do país, que define as regiões mais adequadas ao plantio. A portaria publicada no mês de setembro inclui 11 cidades gaúchas. Com isso, os produtores podem acessar as políticas de crédito e de seguro agrícola, além de outras vantagens importantes para o crescimento da fruticultura. Atualmente, o Rio Grande do Sul é o quinto maior do país nesta categoria, com produção anual estimada de 500 mil to

Aratiba é uma cidade rodeada por encostas de morros, localizada na região do Alto Uruguai. Foi instituída oficialmente em 1955. A população é composta basicamente por imigrantes italianos, alemães, poloneses e russos que se instalaram e passaram a se dedicar à agricultura e à pecuária. Hoje, o município é consolidado como um pólo agrícola.
 
De acordo com a Emater, é nesta região cercada pelo rio Uruguai que está a maior área individual dedicada à citricultura no Rio grande do Sul. Os pomares têm apenas quatro anos, mas já garantiram emprego e renda na região.

? Um dos objetivos quando nós viemos pra cá, acima de tudo, foi fortalecer a região. Nós viemos pra cá para crescer, mas a região cresce junto. Temos cerca de 18 a 20 pessoas trabalhando aqui conosco e no futuro, quando isso aí tiver produzido, daqui dois anos, aí vai pegar uma época do ano que vai ter 80, 100 pessoas para a colheita ? afirma o produtor João Krieger.
 
O pomar de laranjas e bergamotas de Krieger fica a 40 minutos da cidade. Dos 170 hectares, 80 já estão plantados. Ao todo, são 37 mil arvores e outras 40 serão plantadas. O objetivo é chegar a 80 mil pés. Antes de começar, ele foi até São Paulo, pesquisar sobre a cultura:
 
? Fomos aprender com eles, porque o volume de investimento é altíssimo. Então, nós temos que saber, porque que nós investimos em Aratiba, porque eu acho que ainda é uma das grandes alternativas, embora às vezes ainda dá alguma oscilação de preço. Mas aqui na nossa região, nós temos a parte peculiar que é o clima, então ajuda muito. 
 
Em 2013, todo o pomar estará produzindo, motivo que deixa o produtor na maior expectativa para o aumento da colheita.

? No ano passado nós colhemos em torno de 30 mil quilos. Este ano, nós vamos colher em torno de 300 acima disso, mas pelo trabalho que está se fazendo, a gente é mais pé no chão. O Jair, rapaz que trabalha conosco, acha que vai passar de um milhão de quilos, eu digo não. Ano que vem se a gente colher 700 mil quilos tá de bom tamanho ? afirma Krieger.
 
De acordo com o produtor, um dos fatores que contribui para os bons resultados de Aratiba é a união do poder público com o povo. A prefeitura trabalha em parceria com a Emater e dá subsídios para que os agricultores da região possam investir na produção. Cinquenta por cento das mudas da citricultura são subsidiadas pelo município. Além disso, outros incentivos também são oferecidos.
 
? Quem quer fazer vai ali à prefeitura do nosso município que eles ajudam. Tem equipe técnica, a parte de máquinas, se tem problema de água eles te ajudam a solucionar o problema, se tu tiveres problema de acesso de estrada, o pessoal ajuda ? garante o produtor.

Sair da versão mobile