A feira foi inaugurada no dia 22 de janeiro deste ano, com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Prefeitura Municipal de Ascurra. A periodicidade de realização do evento é quinzenal, com o objetivo de tornar-se semanal. Segundo o técnico da Epagri de Ascurra, André Luiz Tezone, a feira tornou-se um marco histórico na vida dos produtores.
? É a realização de um sonho antigo, já que eles sempre ansiaram por um espaço público, onde pudessem expor, divulgar e comercializar seus produtos.? explica Tezone.
Tezone ressalta que as feiras livres são oportunidades nobres de comercialização direta para os produtores, que podem vender seus produtos sem o intermédio de atravessadores, aumentando seus lucros e proporcionando aos consumidores a possibilidade de adquirirem alimentos frescos, saudáveis e naturais.
? É uma importante ferramenta de venda direta junto com as políticas públicas do PAA e dos 30% do PNAE ? esclarece.
Os agricultores e expositores, Fábio Germano Fachini e Dionei José Ribeiro, incentivam a nova opção de comercialização no município.
? Antes só vendíamos nossos produtos. Hoje comercializamos e nos divertimos, pois estamos vendendo o que produzimos e fazendo novos amigos e clientes ? comenta Fachini.
? A cada edição da Feira estamos aprendendo muito e temos tempo para apresentar nossos produtos, agregando mais valor a eles – complementa Dionei.