Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cientistas avaliam na Bélgica potencial da mandioca para biocombustível

FAO afirma que investimento em pesquisa e desenvolvimento poderia aumentar o rendimento e o uso industrial do tubérculoA mandioca, raiz de cultivo tropical, poderia ajudar a garantir a segurança alimentar e energética dos países pobres - atualmente ameaçados pelo aumento de preços de alimentos e do petróleo - , afirmou nesta sexta-feira a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Numa conferência mundial em Gante, na Bélgica, cientistas especializados em mandioca pediram mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento, necessários para aumentar a renda dos agricultores e explorar promi

Na reunião de Gante, os participantes analisaram o estado atual da produção mundial de mandioca e as perspectivas futuras. Criaram novos projetos, que serão apresentados de imediato à comunidade de doadores, e um conjunto de investimentos necessários para desenvolver o potencial da raiz frente à crise mundial de alimentos e energia.

Entre essas iniciativas, estão a criação de um sistema de distribuição em cadeia para levar os avanços técnicos até os agricultores (“da semente ao campo e ao mercado”); melhorias na fertilidade do solo mediante uma melhor gestão e um maior uso de insumos; melhorias no conhecimento científico básico da mandioca; aumento de sua cota de mercado pelo desenvolvimento de produtos pós-colheita e treinamento para a formação da próxima geração de pesquisadores nos países em desenvolvimento.

Amplamente cultivada na África tropical, Ásia e América Latina, a mandioca é o quarto cultivo mundial mais importante nos países em desenvolvimento, com uma produção estimada em 226 milhões de toneladas em 2006. É o alimento básico de quase um bilhão de pessoas em 105 países, proporcionando até um terço das calorias diárias. E tem um enorme potencial, já que atualmente o rendimento médio da mandioca é de apenas 20% do que pode ser obtido em condições ótimas.

Sair da versão mobile