Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cientistas se desmentem sobre degelo no Himalaia

ONU garante não haver fundamentos para a teoriaUma advertência da Organização das Nações Unidas de que as geleiras do Himalaia estavam derretendo mais rápido do que em qualquer lugar do mundo não tem fundamento científico, informaram cientistas da ONU.

Em relatório de 2007, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) disse que os glaciares himalaios deveriam desaparecer em três décadas se a taxa de aquecimento global permanecesse. Mas um comunicado do painel publicado nessa quarta, dia 20, afirma que não há evidências científicas suficientes para apoiar essa afirmação. A advertência no relatório “refere-se a estimativas com poucas comprovações sobre a taxa de derretimento e a data do desaparecimento das geleiras himalaias”, disse o IPCC.

Os líderes do painel da ONU investigam como a previsão foi parar no relatório, disse à AP Chris Field, diretor do departamento de ecologia do Instituto Carneige para Ciência.

O episódio surge um mês após a denúncia, feita durante a conferência do clima na Dinamarca, de que o aquecimento global seria uma fraude e que os cientistas teriam alterado dados sobre a temperatura nas últimas décadas.

 

Sair da versão mobile