Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cientistas do Inpe investigam emissões de queimadas na Amazônia

Ação envolve profissionais de diversos órgãos e tem como objetivo analisar efeito de gases presentes em áreas atingidasPesquisadores do Brasil e Reino Unido realizam estudo para analisar as emissões de queimadas na Amazônia Legal. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os cientistas do órgão e outras instituições sobrevoarão toda a região durante o mês de setembro, para coletar dados com instrumentos a partir de Porto Velho (RO). Os profissionais trabalham a bordo de um avião inglês, que conta com equipamentos de medidas apropriados para caracterizar plumas de queimadas recém-emitidas

A ação South American Biomass Burning Analysis (Sambba) envolve, além do Inpe, instituições científicas, como UK-Met-Office e Universidade de Manchester, além da Universidade de São Paulo (USP).

As queimadas emitem para a atmosfera uma quantidade significativa de aerossóis e gases traços. O Inpe explica que a presença dessas substâncias, entre outras coisas, altera o balanço de radiação, propriedades de microfísica de nuvens, ciclo hidrológico e a qualidade do ar das regiões afetadas. Além de medir concentrações de aerossóis e gases traços, a campanha também verificará propriedades de microfísica e radiação. A partir da caracterização e análise da ação destas substâncias, os técnicos pretendem realizar ações que vão desde a produção de artigos científicos até a melhoria dos modelos de química atmosférica utilizados no Inpe.

Sair da versão mobile