Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cinzas formadas por erupção de vulcão no Chile podem chegar ao Sul do Brasil

Entrada deve ser pelo Rio Grande do Sul, sem causar grandes transtornosA nuvem de cinzas formada pela erupção do vulcão Puyehue, no Chile, tem causado problemas na Argentina ? e deve chegar ao Rio Grande do Sul. No Estado, porém, não devem ser registrados transtornos importantes. Os voos não devem ser afetados, mas, nos próximos dias, as cinzas podem cobrir veículos e campos na região da Fronteira Oeste e Campanha, se a erupção persistir e dependendo das condições do vento.

? É normal que as cinzas de vulcões do Chile e da Argentina venham para o Estado, em função dos ventos. Acredito que essas cinzas chegarão aqui, mas sem causar transtornos como nos outros países ? disse o professor do Instituto de Geociências da UFRGS, Ruy Phillip.

Segundo a meteorologista Estael Sias, a nuvem está atingindo a região dos chamados jatos de altos níveis, ventos que circulam a 10 quilômetros de altura de Oeste para Leste. A partir desta terça, dia 7, quando há previsão de chuva, a tendência é de que o fenômeno seja atenuado.

? Como esses jatos podem chegar a uma velocidade de 150 a 300 km/h, é provável que essas cinzas cheguem aqui no tempo que leva um voo comercial do Chile ao Estado ? compara.

A erupção começou nesse sábado, dia 4, e afetou principalmente a Argentina ? em Bariloche, que fica a 92 quilômetros do vulcão, o aeroporto foi fechado e a prefeitura recomendou à população que evitasse sair às ruas. As cinzas tornaram o céu escuro.

No Chile, 3,5 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas. Um dos abrigos teve de ser esvaziado, pelo temor de que a lava do vulcão chegasse ao local pelo Rio Nilahue, no Chile.

 

Sair da versão mobile