Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cinzas de vulcão da Islândia se dispersam e aliviam tráfego aéreo na Europa

Rotas que conectam Europa à América do Norte ainda são afetadasA coluna de cinzas vulcânicas provocada pelo Eyjafjallajokul, que levou ao fechamento de aeroportos no sul da Europa no final de semana, dispersou-se sobre o Oceano Atlântico e liberou o tráfego aéreo nesta segunda, dia 10. Entretanto, as rotas pelo Atlântico, especialmente as que conectam a Europa à América do Norte, ainda estavam sendo afetadas pelo problema.

Segundo a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol), todos os voos transatlânticos teriam de ser desviados para evitar a nuvem. A companhia aérea TAP cancelou ontem dois voos que partiriam do Brasil com destino a Lisboa. O aeroporto da capital portuguesa chegou a ser fechado. O aeroporto de Lisboa é o principal ponto de chegada e de saída de brasileiros na Europa. Na manhã dessa segunda, dia 10, milhares de pessoas aguardavam nesse aeroporto que a situação se normalizasse. Entre eles, estava o engenheiro Adevid Araújo, que estava em Lisboa em trânsito, no caminho entre Alemanha e Recife.

? Eu já perdi entre mil e 1,5 mil euros com o atraso. Tinha a agenda cheia para hoje, terça e quarta ? afirmou, em entrevista à BBC.

A erupção do mesmo vulcão paralisou durante uma semana quase todo o tráfego aéreo no oeste da Europa no último mês, com 100 mil voos cancelados e milhões de passageiros afetados. Na semana passada, o vulcão voltou a seu estado explosivo de abril, novamente fazendo com que os aviões ficassem no solo em vários países europeus. Num primeiro momento, afetou aeroportos na Irlanda e Grã-Bretanha. No final de semana, foram fechados ou prejudicados aeroportos de Espanha, Portugal França, Irlanda, Itália, Alemanha, Áustria e Suíça.

O escritório de meteorologia britânico (Met Office) advertiu nessa segunda que a atividade do vulcão pode gerar alterações aéreas durante todo o verão europeu. Os especialistas lembram, no entanto, que não podem determinar quando nem em que direção a fumaça vulcânica seguirá.

Sair da versão mobile