As perspectivas da reforma tributária e possíveis impactos da cobrança no agronegócio serão debatidos pelo setor produtivo em Mato Grosso durante o Circuito Aprosoja. Neste ano, o tema da 15ª edição do evento será ´Tributação: quem paga a conta’.
- Reforma tributária pode aumentar carga de impostos do produtor rural, diz consultor do IPA
- Veja como mudanças no imposto de renda podem afetar o produtor
A primeira parada da caravana foi no município de Cláudia, região norte do estado, palco de abertura do circuito que é considerado um dos maiores e principais eventos da cadeia produtiva do país, que trouxe neste ano como tema a tributação.
“É um tema importante, que está em evidência. A gente vem pra campo para trazer informação e também colher informação. Esclarecer dúvidas que vão nortear as ações da diretoria, impactos que a tributação pode causar no nosso setor que é tão dependente do mercado internacional”, destaca Fernando Cadore, presidente da Aprosoja-MT.
Um dos palestrantes dessa edição é o professor Marcos Cintra, idealizador da proposta de imposto único.
“Quando se fala em tributação sempre existem ameaças que podem comprometer o sucesso. Eu sempre digo que o tributo é mais ou menos que nem remédio, em dose excessiva, ele mata”, ressaltou Cintra.
Após cada apresentação, é realizada uma mesa redonda com a participação do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), do presidente da Aprosoja, de delegados regionais dos núcleos e de produtores associados presentes no evento. Além da capital mato-grossense, a caravana deve percorrer 26 municípios com núcleos da entidade.
“Para nós é uma troca de informações muito grande, além de estar andando na nossa base em loco e rodar todo o nosso estado de Mato Grosso”, reforça Fernando Cadoré.