Circuito Tecnológico começa nesta segunda em Nova Mutum (MT)

Evento organizado pela Aprosoja traça um raio-x da produção de soja no EstadoNesta segunda, dia 17, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) dá a largada para a terceira edição do Circuito Tecnológico. O presidente da entidade, Glauber Silveira, a equipe técnica e os patrocinadores participam, na Fazenda Santa Luzia, de propriedade da família Badan, em Nova Mutum, do lançamento oficial do evento. O Circuito Tecnológico será realizado pela Aprosoja entre os dias 17 e 28 de outubro. A ação percorre as lavouras de todas as regiões sojicultora

Cinco equipes com quatro participantes cada uma sairão de Cuiabá com destinos no interior do Estado. As regiões Norte e Oeste serão visitadas na primeira semana da expedição, entre os dias 17 e 21. As regiões Sul e Leste serão percorridas pela caravana na segunda semana do Circuito, entre os dias 24 e 28. Participam o gerente técnico da Aprosoja, Nery Ribas, os supervisores de campo Franciele Dal’ Maso, Liliane Rocha, Rodrigo Fenner, Eliandro Zaffari, bem como pesquisadores e alunos da Embrapa, Unemat, Univag, UFMT, jornalistas e patrocinadores.

Estimativas do Imea apontam uma área de 6,78 milhões de hectares plantados com soja para a safra que está em fase de semeadura no estado. O Circuito Tecnológico vai acompanhar o início do plantio de boa parte desta área procurando saber dos produtores quais os anseios e expectativas para o atual cenário, bem como coletar amostragens para identificar diversos fatores envolvidos na produção. Entre eles a qualidade de sementes e fertilizantes; possíveis doenças da soja. As equipes também irão avaliar junto aos produtores como estão as condições de infraestrutura de logística para o escoamento da safra entre outros temas relacionados diretamente com o processo produtivo, como legislação ambiental e trabalhista.