Circuito Tecnológico visitou mais de 500 mil hectares de produção de soja em Mato Grosso

Aprosoja divulgou nesta quinta, dia 24, os resultados coletados durante as visitas às propriedadesA Aprosoja divulgou nesta quinta, dia 24, o resultado do Circuito Tecnológico 2011. Durante os dias 17 e 28 de outubro, cinco equipes percorreram 19 mil quilômetros nas quatro regiões de Mato Grosso, passando por 44 municípios. As visitas foram feitas a 320 propriedades, abrangendo uma região de 517 mil hectares, o que representa 33% da área com produção de soja no Estado.

O raio-x apresentado foi traçado a partir do dados levantados pelo Circuito Tecnológico 2011. Foram coletadas 541 amostras, sendo 510 de sementes e 31 de fertilizantes, além de informações quantitativas e qualitativas que os produtores passaram aos entrevistadores das cinco equipes. Participaram funcionários da Aprosoja, parceiros, pesquisadores e estudantes.

Esse retrato da soja 2011/2012 no Estado é usado pela Aprosoja principalmente como conteúdo para a entidade se organizar e cobrar dos órgãos responsáveis as demandas do setor. Os dados também são utilizados para mostrar aos produtores a realidade estadual para que eles possam se situar nela, ajudando inclusive na sua tomada de decisões.

As sementes coletadas foram analisadas pelo Laboratório de Sementes da Faculdade de Agricultura e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (Famev – UFMT). Segundo a responsável técnica pelo laboratório, a professora Maria Cristina de Figueiredo e Albuquerque, as sementes não tratadas foram analisadas quanto ao vigor e germinação.

? As sementes tratadas com inseticidas, fungicidas e outros elementos químicos serão analisadas quanto à sanidade e eficácia deste tratamento ? explica Maria Cristina.

Fertilizantes foram encaminhados para análise em laboratórios devidamente credenciados pelo Ministério da Agricultura. Cada uma das equipes teve um roteiro e uma meta de amostras a ser cumprida por dia em propriedades escolhidas ao acaso.

O proprietário ou gerente que os recebia prestava as informações, tanto qualitativas quanto quantitativas. O questionário incluiu questões de produção, variedades, qualidades de fertilizantes, questões econômicas, de crédito, de expectativas de novas aquisições de máquinas ou não e também questionamentos ambientais.

Estimativas

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta uma área de 6,78 milhões de hectares plantados com soja para a safra 2011/2012, com estimativa de produção de 21,5 milhões de toneladas. A última safra (2010/2011) registrou 6,41 milhões de hectares plantados com a oleaginosa, garantindo uma produção de 20,5 milhões de toneladas do grão.