Segundo a CitrusBR, a redução de 83 milhões de caixas de laranjas ocorre principalmente pela bianualidade da laranja, que alterna uma safra com boa produção com outra de menor oferta. A entidade informou que em maio serão publicados os dados relativos ao fechamento final da safra 2012/2013 e estimativa revisada para a safra 2013/2014, feitas por uma auditoria independente.
Apesar de a entidade não informar, das 281 milhões de caixas, 247 milhões de caixas devem ser processadas pela indústria de suco de laranja e outras 34 milhões devem ser comercializadas no mercado interno como fruta de mesa, segundo informações do setor.
Estoques
A CitrusBR informou ainda que um levantamento realizado por auditorias nas empresas associadas – Cutrale, Citrosuco/Citrovita, Louis Dreyfus Commodities – e consolidado por uma auditoria externa independente apontou que os estoques globais de suco de laranja brasileiro em 31 de dezembro de 2012 eram de 1.144.372 toneladas convertidas em suco concentrado congelado.
Desse volume, um total de 311 mil toneladas encontrava-se em estoque não comercializável, dado em penhor contratado como garantia de financiamento da Linha Especial de Crédito (LEC) liberada pelo governo federal justamente para a retenção da bebida.