CitrusBR vê pouca chance de vitória em recurso contra dumping

No mês passado, ITC considerou que não havia a prática de dumping na venda da bebida brasileira no mercado norte-americanoO presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Christian Lohbauer, disse que são pequenas as chances de a Florida Citrus Mutual (FCM) obter sucesso em uma possível apelação junto à Corte de Comércio Internacional dos Estados Unidos contra a decisão da Comissão de Comércio Internacional (ITC) de derrubar a medida antidumping sobre a importação de suco de laranja do Brasil.

— Do ponto de vista processual o que a associação dos produtores da Florida fez foi apenas registrar que não vai desistir do processo, ou seja, nem houve apelação ainda. Isso é apenas um posicionamento normal que tem de ser tomado dentro de 30 dias da decisão do ITC — disse Lohbauer.

No mês passado, o ITC considerou, por seis votos a zero, que não havia a prática de dumping na venda da bebida brasileira no mercado norte-americano e, por isso, a tarifa contra a prática não poderia ser aplicada. Na avaliação de Lohbauer, caso a FCM faça a apelação formal a Corte de Comércio Internacional dos Estados Unidos só dará uma posição se aceitará o pedido, ou não, entre um e dois anos, ou seja, entre 2013 e 2014.

— Caso a corte aceite o recurso, ela pode pedir uma reavaliação ao ITC, o que também nos deixa tranquilos, já que a decisão tomada foi unânime. Do nosso ponto de vista, as chances de uma vitória nesse apelo são pequenas. Mesmo na baixa possibilidade de eles conseguirem a revogação, o processo recomeçaria, pois nenhuma tarifa antidumping pode ser imposta novamente — concluiu o presidente da CitrusBR.