PROBLEMAS À VISTA?

Clima beneficia soja dos EUA, mas escoamento preocupa

Cerca de 54% da área cultivada com a oleaginosa foi classificada de boa a excelente, também dois pontos percentuais acima da semana anterior

O boletim agrícola semanal de clima do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado nesta terça-feira (8), mostra que 90% das lavouras de soja do país atingiram o estágio de floração, dois pontos percentuais à frente em relação ao ano passado.

Cerca de 54% da área cultivada com a oleaginosa foi classificada de boa a excelente, também dois pontos percentuais acima da semana anterior.

“Essa condição de melhora foi devido às chuvas que retornaram para a região, mas ainda de forma mal distribuída, com alguns pontos no cinturão de grãos registrando até alagamentos”, conta o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.

Segundo ele, a tendência é de precipitações até o final desta primeira quinzena de agosto. “Apesar desses volumes serem tardios, ainda contribuem para a recuperação da soja. Nos próximos 14 dias, o percentual de lavouras boas e excelentes deve chegar aos 60%”, considera.

chuva Estados Unidos
Manchas em verde: chuvas acima da média. Cinza: dentro da média. Laranja: abaixo da média. Período de 14 a 18 de agosto

Müller destaca que o solo ainda apresenta demanda hídrica. “O Rio Mississippi, inclusive, registra níveis de cerca de três a seis metros abaixo do registrado em 2019 e 2020, o que ameaça prejudicar o transporte fluvial. Lembrando que trata-se de um importante canal de escoamento da safra de soja, altamente dependente desta rota”.