Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Clima derruba produção de tomate em São Paulo

No mês de março, preço do quilo subiu 103%O preço do tomate dobrou em São Paulo. O Estado sofre com a quebra de safra, ocasionada pelo calor excessivo no verão. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), no mês passado o quilo do tomate subiu 103%.

Os paulistas estão pagando bem mais caro pelo tomate. Os cerca de R$ 2 que os consumidores costumavam pagar pelo quilo do fruto, já chegaram a R$ 5. O grande responsável pela alta de preço foi o clima.

Muito calor e umidade excessiva nos últimos meses ocasionaram a formação de frutos menores, de cor verde. Estes produtos, sem valor de mercado, serão perdidos.Nem o tomate cultivado em estufa escapou dos efeitos da umidade e calor em excesso, causadores de fungos e bactérias.

Mas para o consumidor, a boa notícia é que os preços devem começar a cair . O pesquisador José Sidnei Gonçalves, do IEA, adianta que em no máximo em 60 dias os valores vão normalizar.

? Como o problema climático não voltou a ocorrer, a próxima colheita será normal e vai normalizar o abastecimento.

Só que para o agricultor, o problema é outro. Além de perder a produção, justamente no momento em que os preços estão lá em cima, ele não tem produto para vender.

? Como teve perda de produção, a renda do produtor foi comprometida e isso sempre ocorre na agricultura. Quando tem preço, não tem produto pra vender e vice-versa.

Sair da versão mobile