O relatório faz apenas a relação entre o clima e a lavoura, desconsiderando cenários econômicos ou especulações no mercado, e ressalta que, pelo menos até outubro, os negócios vão ser fechados em função do clima no país.
De acordo com o Rabobank, até agora, a safra 2009/2010 de milho e soja se desenvolve em condições acima da média. Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostram que 14% das lavouras de soja são consideradas excelentes e 53% boas. A média dos últimos cinco anos é de 13% excelentes e 46,8% boas. No caso do milho, 18% das lavouras são consideradas excelentes e 53% boas. A média dos últimos cinco anos é de 17,6% excelentes e 45,6% boas.
O Rabobank destaca que ainda há expectativa de mais chuva nas principais regiões produtoras. Mas considera que, como o desenvolvimento das plantações está em fase inicial, ainda é difícil prever com exatidão os índices de produtividade. De acordo com o relatório, a tendência, por enquanto, é de aumento, tanto no milho quanto na soja. Caso isso se confirme, existe a possibilidade de maior oferta dos grãos e, como conseqüência, pressão de baixa nos preços. Mas o Rabobank ressalta que esse cenário pode sofrer mudança, caso o clima prejudique a colheita dos grãos.