CHUVA NA LAVOURA

Clima dos EUA em agosto beneficiará a soja, avalia meteorologista

Por enquanto, condições das lavouras norte-americanas estão melhores do que a média dos últimos anos, mas inferiores ante o mesmo período de 2022

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou dados sobre as condições das lavouras norte-americanas de soja.

Segundo o órgão, até o último domingo (23 de julho), a situação era a seguinte:

  • 54% estavam entre boas e excelentes condições;
  • 32% em situação regular; e
  • 14% em condições entre ruins e muito ruins

Na semana anterior, os índices eram de 55%, 32% e 13%, respectivamente. Ainda assim, o nível das plantações que se encontra em estado favorável é cinco pontos percentuais superior à média dos últimos cinco anos.

“Isso se deve ao fato de as chuvas terem voltado para a região do cinturão de grãos, já que agora estamos em um período de El Niño, ao passo que nos últimos três anos a região sofreu com uma seca severa devido ao La Niña”, destaca o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.

Contudo, vale lembrar que as condições das lavouras entre boas e excelentes estão seis pontos abaixo do que era registrado em 2022.

“Essa condição de melhora crescente nas lavouras dos Estados Unidos é devido às chuvas das última semanas. No entanto, o estado inferior em relação ao mesmo período do ano passado é porque nem todas as regiões receberam chuvas de maneira uniforme”, explica.

Tendência para os estados produtores

Mapa de chuva nos Estados Unidos
Manchas em verde: chuvas acima da média. Branco: dentro da média. Laranja: abaixo da média.

Segundo Müller, algumas áreas dos principais estados produtores de soja, como Nebraska, Minnesota, Missouri, Kansas e Wisconsin lidam com situação de restrição hídrica.

“A tendência dos próximos dias, incluindo o mês de agosto nas regiões produtoras, é de chuvas dentro e acima da média, o que deve fazer com que a soja se recupere mais e até ultrapasse as condições de melhoria em relação ao ano passado”, avalia.