Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Clima favorável permite plantio na época ideal, avalia Conab

No mês passado, chuvas ocorreram acima da média em praticamente todas as regiões produtoras, favorecendo o preparo do solo e o plantio das culturas de verãoAs chuvas começaram na época certa neste ano e estão permitindo a realização do plantio da safra 2011/2012 no período ideal. A avaliação é de técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que salientam que as águas atrasaram no ano passado em importantes regiões produtoras do Centro-Sul. Segundo a estatal, apenas no norte de Mato Grosso, onde as chuvas deveriam ter começado com intensidade em meados de setembro, houve um pequeno atraso, que foi compensado pelas condições favoráveis ao

No mês passado, as chuvas ocorreram acima da média em praticamente todas as regiões produtoras do Centro-Sul e do cerrado do Norte e Nordeste, favorecendo o preparo do solo e o plantio das culturas de verão. A exceção ocorreu no sudoeste de Mato Grosso, onde o volume de água, além de ter ocorrido abaixo da média, foi irregular e mal distribuído.

Na região Sul, as baixas temperaturas retardaram um pouco o crescimento de algumas lavouras, mas as chuvas próximas da média histórica favoreceram tanto o plantio e o crescimento das culturas de verão, quanto a colheita das culturas de inverno. Os técnicos ponderam, no entanto, que a recuperação dos mananciais de irrigação do arroz no Rio Grande do Sul ainda não atingiu a sua capacidade máxima, o que limita a área de cultivo.

Para o próximo trimestre, a previsão climática para região Sul, acompanhando a tendência de manifestação do fenômeno La Niña, continua com maior probabilidade (75%) de as chuvas ocorrerem entre as categorias normal e abaixo da normal.

? Essa previsão mantém os produtores do Rio Grande do Sul em alerta sobre a possibilidade de falta de chuvas na época do enchimento de grãos do milho e do desenvolvimento e da floração da soja ? ressaltam os técnicos.

Para a grande área central do Brasil, que inclui as regiões Sudeste, Centro-Oeste e o sul e oeste da Bahia, onde o período mais chuvoso do ano já teve início, a previsão indica igual probabilidade de chuvas para as categorias abaixo, normal e acima da normal. No entanto, condições de excesso de água poderão ocorrer em áreas isoladas da região Sudeste e sul da Região Nordeste.

“Ao contrário da região Sul, esse prognóstico causa preocupação pela possibilidade de excesso de chuvas no fim do desenvolvimento e época de colheita da soja”, alerta a Conab. 

>> Veja também:

> Conab mantém estimativa de queda na produção de grãos na comparação com a safra passada

> Preço estimula plantio de milho e área pode crescer até 10,3%, aponta Conab

Sair da versão mobile