Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Clima permite produção brasileira de açúcar acima do esperado, diz OIA

Apenas em novembro de 2012, a região Centro-Sul produziu 3,6 milhões de toneladas, mais que o dobro do registrado em igual mês de 2011O tempo mais seco permitiu ao Brasil acelerar a produção de açúcar nos últimos meses. O fato foi destacado pela Organização Internacional de Açúcar (OIA) em relatório mensal divulgado nesta terça, dia 8.

– O tempo seco no Centro-Sul nos últimos meses da safra 2012/2013 tem permitido ao Brasil uma produção em ritmo superior ao previsto pelo mercado – diz o documento que trouxe balanço do setor de dezembro.

O relatório aponta que, apenas em novembro de 2012, a região Centro-Sul produziu 3,6 milhões de toneladas, mais que o dobro do registrado em igual mês de 2011.

– Um recorde de todos os tempos para o mês – destaca o documento. Com isso, o trabalho nas usinas continua. Segundo a OIA, no fim de novembro, só 84 usinas brasileiras haviam concluído o processamento da safra. Em igual período de 2011, 246 usinas já tinham terminado os trabalhos. Ou seja, como a produção foi maior, as operações se estenderam por mais tempo.

O documento cita ainda levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) que afirma que, em pleno feriado de Natal, cerca de 50 usinas continuavam na ativa. Com esse cenário, a consultoria Datagro “aumentou significativamente a previsão para a produção na região”, cita o documento divulgado em Londres.

Agora, a consultoria prevê que a produção deve alcançar 34,3 milhões de toneladas de açúcar – dois milhões de toneladas acima da estimativa anterior, divulgada no início de novembro.

Com uma produção maior que o previsto, o ritmo das exportações brasileiras seguirá firme por mais tempo.

– A alta produção permitiu ao Brasil manter as exportações de açúcar relativamente firmes em um momento em que, normalmente, os embarques começam a diminuir significativamente – diz o relatório.

Agência Estado
Sair da versão mobile