Clima quente pode reduzir previsão para safra de trigo da Índia

Temperaturas em março estão três a quatro graus mais altas que o normal neste anoA safra de trigo da Índia neste ano pode ficar abaixo das expectativas preliminares por conta de um clima mais quente em março, que fará com que o cereal amadureça uma ou duas semanas mais cedo, disse nesta segunda, dia 29, Veena Sharma, secretário da Associação da Indústria de Farinha do país.

? A colheita do trigo deve começar dentro de um ou dois dias. Normalmente começa em 13 de abril ou depois em Punjab e Haryana ? afirmou Sharma. As duas províncias, no norte do país, são as principais áreas de cultivo do grão.

? Nós achamos que a produção pode cair em, no máximo, 1 milhão a 1,5 milhão de toneladas frente à previsão inicial de quase 82 milhões de toneladas.

O ministro de Agricultura da Índia, Sharad Pawar, estima que a safra de trigo cresça 2 milhões de toneladas em relação à produção recorde de 80,7 milhões de toneladas um ano antes. O cereal normalmente é semeado em outubro e novembro.

Segundo autoridades, as temperaturas em março estão três a quatro graus mais altas que o normal neste ano. As informações são da Dow Jones.