Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Clima seco na América do Sul deve provocar queda história na produção de soja, aponta FAO

De acordo com a organização, recuo será de 9,5%No período 2011/2012, a produção mundial da soja deve ter uma das maiores quedas anuais já registradas, de acordo com dados da das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO na sigla em inglês) divulgados nesta quinta, dia 3. Segundo a FAO, o recuo será de 9,5%, para 240 milhões de toneladas.

A diminuição da área plantada e a baixa produtividade nos Estados Unidos exacerbam os prejuízos causados pelo clima seco na América do Sul. As projeções para a safra da oleaginosa na América do Sul indicam um recuo de mais de 14% na comparação anual, após os três principais produtores (Brasil, Argentina e Paraguai) sofrerem grande redução de produtividade devido à estiagem provocada pelo fenômeno La Niña.

Com a confirmação dos prejuízos no continente, a produção global de oleaginosas deve ser insuficiente para satisfazer o crescimento antecipado da demanda por óleo e farelo em 2011/2012, segundo a FAO. Isso poderia resultar numa queda considerável dos estoques globais, apontando para uma estabilidade de preços do complexo soja. A possibilidade de a soja enfrentar novamente uma forte concorrência do milho em área plantada em 2012/2013, especialmente nos EUA, também dá suporte adicional aos preços.

No entanto, a FAO alertou que ainda é cedo demais para fazer projeções para o ciclo 2012/2013, embora a oferta apertada da safra atual, a situação da demanda e os preços historicamente altos deveriam agir como incentivo para a área plantada com oleaginosas.

Agência Estado
Sair da versão mobile